44 Comentários

  1. Marc

    Obrigado pelas informações.

    Responder
  2. Alessiane

    Boa tarde, preciso colocar uma janela acustica no meu quarto mas não sei qual a melhor. Como faço para pesquisar a melhor janela? Obrigada.

    Responder
    1. elmo

      Podemos te auxiliar. PAsse-nos mais informações por favor!

      Responder
    2. elmo

      Dê preferência às janelas que possuem vidros duplos, também chamados de vidros insulados. E o melhor material para atenuação acustica na esquadria é o PVC.

      Responder
  3. Felipe

    Quero montar um isolamento acústico para a bateria (instrumento) da minha igreja. Fiz alguns orçamentos e me indicaram vidro Temperado de 8 mm. Esse tipo de vidro é uma boa escolha para o isolamento do instrumento?

    Responder
    1. Felipe

      No caso esse isolamento acústico seria um “Aquario para a Bateria”

      Responder
      1. elmo

        Sim, o efeito seria semelhante. Para esses “aquários”, entretanto, o mais comum é a utilização de vidros temperados, pois são mais baratos e não necessitam ser encaixilhados.

        Responder
    2. elmo

      Sim, isola bem, mas sugiro utilizar o de 10 mm que isola melhor e o preço não é muito maior.

      Responder
  4. gilmar nunes

    TOP…ESSA JANELA…TENHO ESSA JANELA…..FAÇO ESSA JANELAS AGORA…EXCELENTE

    Responder
  5. José ricardo sprocatti

    Gostaria de uma ajuda, no meu escritório as divisórias e portas são de vidro temperado de 10mm, porém passa sim e gostaria de saber como isolar ambientes de som, se películas realmente funcionam ou o que posso fazer.
    Agradeco

    Responder
    1. elmo

      Como mencionamos na reportagem, o principal motivo da passagem de som é o “efeito fresta”. O vidro temperado possui bom isolamento acústico, porém, possui diversas frestas que deixam passar o som. Gaxetas e escovas de vedação podem ser uma opção econômica, mas talvez não resolva totalmente o problema. Se o bloqueio do som é vital para a empresa é melhor substituir a divisória de vidro temperado por uma acústica. Recentemente a Conlumi lançou uma divisória (Piso-Teto) composta por vidros duplos e sistema de fácil instalação. Fizemos uma reportagem em vídeo que pode ser assistida em nossa VidroTV através do seguinte link: http://vidrotv.com.br/videos.php?id=405&Categoria=RmVpcmEgRmVzcXVh

      Responder
  6. Eliana Domingues de Souza

    A matéria me auxiliou bastante! No entanto ainda fiquei com dúvidas. Comprei um apartamento no térreo e nos fundos; em frente as janelas dos dormitórios e do banheiro fica junto com a piscina; parquinho; churrasqueira e quadra. Além de não ter privacidade tenho que conviver com muito barulho. Qual vidro poderia utilizar e que não fosse tão caro! Obrigada

    Responder
    1. elmo

      Uma solução prática e econômica seria pedir para um marceneiro fazer uma janela de fechar que pudesse ser aparafusada rente ao batente da janela original, fechando com vidros ou até mesmo madeira.

      Responder
  7. Monica

    Bom dia Sr. Elmo. Estou fazendo orçamento para janela anti ruído por causa de latidos de cachorros que tem atrapalhado bastante meu sono.
    A Empresa cotou Fornecimento e instalação de Janelas em alumínio anti ruido LINHA GOLD com folhas de correr em anodizado brilho e perfil preenchido com lã de rocha e vidro duplo incolor (6mm + câmara acústica + 6
    mm) e acessórios que envolve a janela acústica .
    Gostaria de saber c o Sr. se esse material e essa espessura de vidro resolveria meu problema, uma vez que o custo é considerável e eu sou totalmente leiga no assunto. Muito obrigada.

    Responder
    1. elmo

      Sugiro procurar a Termosom, que é a mais antiga empresa especializada nessa área de vidros termoacústicos e fazer uma cotação com eles: http://www.termosom.com.br

      Responder
  8. loma

    BOA NOITE. EXISTE ALGUMA EMPRESA DE CONFIANÇA EM TAUBATÉ-SP ? PRECISO DE UMA JANELA ANTI RUIDO QUE NÃO SEJA SOBREPOSTA DE 1,40X1,70. QUAL A MELHOR, OU SEJA, MATERIAL, ESPESSURA DO VIDRO … ESTAS JANELAS REALMENTE RETÊM O SOM EXTERNO, COMO SOM DE AR CONDICIONADO DE BANCO ( VÁRIOS LIGADOS AO MESMO TEMPO ) E MÚSICA ALTA ? OBRIGADA.

    Responder
    1. elmo

      Em Taubaté recomendamos a Vidrosul, que fica ao lado da Via Dutra. Fale com o sr. Renato, que é o diretor.

      Responder
      1. luis

        Opa, sou de Taubaté e esta informação me ajudou muito!. Obrigado!.

        Responder
  9. Paulo

    obrigado… bastante esclarecedor.

    Responder
  10. Gleidston marcos

    Estou muito satisfeito com a assessoria neste assunto que a tecnologia e vidro continui nos assessorando.
    Obrigado por detalhes e dicas nas explicações.

    Responder
  11. Gleidston marcos

    Obrigado por assessorar com tantas dicas e propriedade do assunto.

    Responder
    1. elmo

      Para mais informações sobre atenuação acústica acesse o site http://www.termosom.com.br. Lá eles incluem uma seção de perguntas e respostas que pode lhe ser útil.

      Responder
  12. Francivan

    Bom dia, estou fazendo um estúdio para ensaio da bando do meu filho, já fiz as paredes e teto com tijolo+lã de vidro+ gesso e preciso isolar a parte frontal com vidro, então pensei em fazer duas paredes de 8mm com espaço de uns 8 a 10 centimilímetros e sem janelas. As medias do espaço são: 9,75 x 3,30 e altura de 2,45. Gostaria de saber se vou conseguir isolar o barulho para que incomode os vizinhos kkkk.

    Obrigado

    Responder
    1. elmo

      Provavelmente vai sim, mas é preciso tomar especial atenção com a fixação do vidro, pois as frestas deverão ser evitadas. Se a parte envidraçada tiver contato com o exterior um problema que você pode ter no futuro é o vidro ficar embaçado pelo acúmulo de umidade entre as peças de vidro, pois acontece a condensação da água com a diferença de temperatura interna e externa. Nos vidros insulados (ou duplos) esse efeito é evitado com um perfil de alumínio perfurado e adição de sílica em graõs dentro dele. Se isso não incomodar, tudo bem! Se quiser mais informações sobre atenuação acústica acesse o site http://www.termosom.com.br . Existe lá uma seção de perguntas e respostas que lhe pode ser útil.

      Responder
  13. Bruno

    Bom dia
    Ótimo ártico me ajudou bastante sou do Rio de Janeiro é tenho uma vidraçaria fui chamado para uma obra onde meu cliente que fazer salas acústicas em vidro onde sua altura e de 2.25 cm e a largura de 6.00 metros como não tenho muita experiência nesse tipo de trabalho pesso que se puder me ajude estou na dúvida se utilizo o laminado ou o vidro duplo acústico, e na dúvida de qual material a usar sei que até os perfil de alumínio vem com o polietileno para melhor acústico vc tem como me indiciar onde comprar o material e qual o melhor. Lembrando que as portas tb serão de vidro.

    Responder
    1. elmo

      Com esse tamanho enorme de vidros eu acredito que serão necessários vidros duplos sendo que pelo menos uma das lâminas seja também laminada, e talvez seja necessário até laminado com PVB especial acústico ou até gás argônio entre as lâminas, depende da necessidade. Sugiro que entre em contato com a empresa Termosom (www.termosom.com.br), procure o sr. Roberto Benet que é pioneiro nessa área aqui no Brasil e é bem receptivo aos vidraceiros. Outras opções são a Conlumi (www.conlumi.com.br), procure o sr. Cláudio Passi e também a Atenuasom (www.atenuasom.com.br), procure o sr. Edison Claro de Morais. Aí no Rio de Janeiro não conheço ninguém que faça esse vidro nessas medidas.

      Responder
  14. Paulo

    faz diferença a espessura do vidro no isolamento acústico ? o de 5mm isola mais que o de 2mm ?… segundo um vidraceiro, ele disse que não.

    Responder
  15. Antonio

    Minha casa é de beira de rua e a molecada aqui adora soltar umas bombinhas e cabeças de negro. Existe algum tipo de vidro (ou conjunto) que atenue e até mesmo elimine este incômodo?

    Responder
    1. elmo

      A atenuação acústica que recomendamos na reportagem e nas mensagens atenua qualquer tipo de som. A eliminação completa desse som, entretanto, é outra história.

      Responder
  16. Cláudia Figueiredo

    Gostaria de uma indicação de uma empresa especializada em isolamento acústico em Belo Horizonte. Moro em um prédio que possui 2 aptos por andar e a parede de comunicação entre eles é a do quarto de casal. Ainda não tenho vizinhos, mas os andares que possuem moradores nos 2 aptos já estão se queixando de ouvirem toda a conversa. Quero me antecipar e gostaria de fazer um tratamento acústico em toda a extensão da parede de comunicação entre os aptos. Revesti-la com vidro seria uma boa opção? Que vidro colocar? É uma parede de cerca de 6m x 2,70m e tem janela na parede lateral.

    Responder
    1. elmo

      REvestir com vidro ajuda com certeza, pois o vidro possui grande volume de massa atômica. Nesse seu caso, entretanto, acredito que seria melhor contar com a assessoria de uma empresa especializada em isolamento acústico de Drywall.

      Responder
  17. eneida

    Moro em um prédio antigo de 03 pavimentos e ao lado com uma distancia pequena fica outro prédio semelhante.
    Escutamos todas as conversas, brigas,cachorros e até o microondas sendo ligado e vice-versa.
    As minhas janelas de divisa são em aluminio comum.
    Gostaria de trocar os vidros por laminado, mas nas esquadrias só cabem 6mm e também não tem como eliminar as frestas.
    Vale a pena investir nesta solução?

    Responder
    1. elmo

      Não. Somente a substituição por vidros laminados não resolverá o problema, pois tais janelas, quando fechadas, ainda permitem a passagem do som pela esquadria de alumínio. A solução mais eficiente para o seu caso é montar uma janela interna de sobrepor. A Atenua Som, de São Paulo, possui um modelo pronto de correr com vidros duplos. A solução pode também ser encomendada a um marceneiro, desde que se entenda o processo. Sugerimos, portanto, conhecer a solução da Atenua Som.

      Responder
  18. Silvia

    Olá pode me orientar qual empresa, qual janela acústica sobreposta, que posso colocar em meu quarto para abafar o som das festas que o vizinho faz constantemente?
    Qual a espessura dos vidros, quantos vidros, e até quanto decibéis a janela abafa o som.
    Obrigada.

    Responder
  19. roberto dos santos

    boa noite! estou fazendo u m orçamento de janelas acusticas. o escritório a ser isolado ficará dentro da fabrica de fraldas, porém as janelas serão de vidro fixo.
    Qual o melhor vidro a ser usado, insulado, ou com pelicula? qual bitola?

    Responder
  20. Bruno Henrique

    Boa tarde fiz um aquario de bateria com vidro de 8mm, essa estrutura é de aluminio, montada em cima de um tablado de madeira compensada de 15mm. Teto tampado com a mesma madeira! Agora quero isolar esse som q reverbera mto la dentro! O q colocar? Lã de rocha? Espuma acustica? O q? Obrgado!

    Responder
  21. luisa

    Bom dia. tenho uma janela de 198x 198 cm …gostaria de uma acustica por conta de barulho de transito ( avenida grande em frente com muitas motos).

    Moro em teresina ( piauí) e aqui n tem janela acústica…

    Peguei orçamento com a atenua som mas está um valor muito acima de outras empresas.

    A isolar acústica tb é boa? vc sugere mais alguma?

    Responder
    1. admin7

      Bom dia Luisa,
      Pode procurar a empresa Termosom, fale com sr. Roberto.
      http://www.termosom.com.br

      Responder
  22. André Luiz R.

    Olá! Tendo lido o artigo acima, não posso deixar de parabenizar sobre tal assunto, é complexo para os leigos e impressiona os mesmos. Há controversa, pois só vidros não isolam, se não for utilizado um sistema de caixilho e borrachas para flutuação destes vidros, também é primordial que se faça medições de níveis de ruídos por banda de oitavas para conhecer os ruídos que chegam ao local a ser isolado, também é fundamental conhecer a composição das paredes (atenuação), portas e outros , pois não adiantará montar uma janela com 45dB de atenuação se a parede atenua 40dB ou há portas que comunicam com outros ambientes, será preciso conhecer e calcular o conjunto. O não conhecimento destes fatores fará o leigo gastar muito dinheiro sem necessidade. Parabéns pelo artigo!

    Responder
  23. Livia

    Bom dia, gostaria de saber se esse tipo de janela inibi ruídos de latidos, fábrica de liquidicador e trânsito intenso,
    O vidro e triplo, e a linha Mastecson .
    Vidro triplo 1 laminado de 8MM 1 MM DE RESINA CÂMARA DE AR DE 6 MM 1 VIDRO DE 4MM TOTAL 19 MM.
    Distância entre vidros duplos : 12mm
    Empresa mastercom
    Obrigada

    Responder
    1. Elmo Pires

      Não conheço a marca, mas essa configuração de vidro deveria ser capaz de barrar muito som. Só não é possível barrar o latido de um Rowaller. O latido desse cão é capaz de atravessar até paredes. É uma configuração bem dimensionada para vidros. Talvez o problema esteja na esquadria. Ela tem preenchimento com material acústico? PRecisa verificar isso e se o som não está atravessando a própria parede, ou telhado e forro.

      Responder
  24. Glaucia Galvão

    BOA TARDE
    Sou vidraceiro, trabalho principalmente com cobertura de vidro, piso de vidro e muro, e um cliente em especial quer que eu instale uma cobertura acústica para uma casa de shows. Poderia me auxiliar qual o melhor vidro para não passar o som o vão é de 1,60×11,60 Metros. Que poderei dividir em 11 peças de 1,6×1,05. O vidro laminado de 6mm com camará de ar de 12mm mais vidro laminado de 8mm resolve?

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Tecnologia & Vidro
Rua XV de Novembro, 884 | Taubaté/SP | 12020-000 | Brasil
Fones: (12) 3621-1843 / 3413-4723