COMO EVITAR QUE OS VIDROS TEMPERADOS CAUSEM FERIMENTOS

Vidro temperado pode se quebrar por vários motivos. Prevenção é única forma de se evitar ferimentos ou, em alguns casos, a própria quebra do vidro.

Vira e mexe, sai alguma notícia na mídia ou algum vizinho narra o fato de um box de vidro temperado ter se quebrado, causando ferimentos. Esse fato se repete desde a década de 70, quando os vidros temperados começaram a se popularizar.

A verdade é que apesar de sua resistência ser até cinco vezes maior que o vidro comum, o vidro temperado precisa que se sigam cuidados, tanto na produção quanto na instalação. Acompanhe cinco motivos que podem provocar a quebra do vidro e aprenda como reduzir esse risco.

Quebra por dilatação de materiais

O vidro tem coeficiente de dilatação relativamente baixo, se comparado a outros materiais. A alvenaria e os caixilhos (madeira, ferro, metal, alumínio etc.) dilatam de formas diferentes entre si. Por isso, é importante deixar a folga necessária entre o vidro e a alvenaria ou caixilho. Caso contrário, pode ocorrer a quebra pela pressão de outros materiais sobre o vidro.

Quebra por contato com metal

O contato direto do vidro com a cabeça de um parafuso de metal ou outro tipo de suporte metálico pode ser causa de quebra. O contato desta peça com o vidro pode gerar pontos de tensão no momento da dilatação do metal. Além disso, o atrito deste material com o vidro pode arrancar microlascas do vidro. O indicado é usar calços, borrachas, silicones e arruelas plásticas que impeçam o contato direto do parafuso com o vidro.

Quebra por presença de sulfureto de níquel

Em raras situações, o vidro pode conter sulfureto de níquel. Daí, o aumento da temperatura faz esse componente se dilatar, provocando fissuras que podem quebrar o vidro. No Brasil, o procedimento mais comum para aplicações em locais de grande circulação é a laminação do vidro temperado, aumentando suas propriedades de segurança e resistência.

Quebra de microlascas por atrito

A dica é para portas de abrir ou de correr, como boxes de banheiro, fechamentos de vãos ou vitrines. O ideal é que essas peças de vidro passem por manutenção periódica para a regulagem de roldanas e aperto de ferragens e dobradiças. É importante que não haja atritos do vidro temperado com o chão ou com a parede. Sucessivas pancadas nas bordas podem arrancar microlascas do vidro e fazê-lo com que se quebre.

Quebra por estresse mecânico

Um vidro temperado pode receber diversas e seguidas pancadas fortes e não se quebrar para, em um impacto seguinte, às vezes com menor intensidade que os anteriores, se quebrar. Em alguns casos o vidro se quebra pela simples ação de uma rajada de vento. Isso ocorre porque as pancadas fortes anteriores causaram estresse no material, fragilizando-o.

Película preventiva

 A Divinal Vidros, em parceria com a Blindex, trabalha com uma película de segurança que é aplicada nos boxes de banheiros. Seu nome é Blindex Mais Segurança.

película de proteção para vidros traz, portanto, maior proteção para o box de vidro para banheiro quando aplicada de forma correta. Sua função principal é, no momento da quebra, segurar os fragmentos de vidro, evitando assim maiores acidentes.

Segundo as normas NBR 14207, a película de vidro deve ser aplicada corretamente nos vidros de segurança e em caso de quebras, a porta deve realizar seu movimento de abrir e fechar normalmente por pelo menos duas horas.
Clique aqui e saiba mais sobre película de vidro para box de vidro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp