18 Maio 2010

Erros na colagem de espelhos em parede

Inaugurando esta seção, uma vidraçaria da cidade de Taubaté comete diversos erros. E pior, garantiram ao cliente que estavam fazendo corretamente!

DSC05030A revista Tecnologia & Vidro flagrou um caso de falta de preparo e informação dos profissionais uma vidraçaria da cidade de Taubaté, interior paulista. Em uma simples instalação de espelhos, com aproximadamente 3m x 2m cada, com 5 mm de espessura, foram cometidos diversos erros, segundo opinião dos responsáveis técnicos dos fabricantes de espelhos nacionais, Cebrace e Guardian e pelo fabricante de colas Henkel. Acompanhe:

 

 

DSC04979Erro 01 - Utilização de Cascola:
Uma igreja local contratou uma vidraçaria da cidade para instalar dois grandes espelhos doados. O projeto inicial seria colar os vidros em uma parede no local utilizado para aulas de dança direcionado aos membros e à comunidade.

O orçamentista que visitou a igreja cobrou R$ 340,00 pelo serviço e afirmou com toda a segurança que a melhor solução seria colar os espelhos na parede com a cola de contato da marca Cascola.

Wagner Bernardes Domingues, do departamento de engenharia de aplicação da Cebrace e Antenor Robles, gerente técnico da Guardian, entretanto, são unanimes ao afirmar que é errado a utilização da cola de contato Cascola, pois esta é composta, entre outros materiais, de solventes que atacam a camada protetora do espelho e também a prata, causando corrosão.
Curiosamente, até mesmo a Henkel, fabricante da Cascola, desaconselha a utilização desse produto para essa aplicação. Segundo Roberto Castilho, supervisor da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa : “Embora a cola de contato apresente uma boa aderência a não recomendação é devido aos solventes contidos na composição do adesivo que atacam a camada protetora do espelho. Essa camada sendo removida, a prata do espelho fica vulnerável, ocasionado manchas”.

DSC04987Erro 02 - Afirmar que não se pode utilizar silicone
No momento de aprovação do serviço o contratante perguntou ao orçamentista se não seria melhor utilizar silicone para a colagem. Este lhe respondeu que não poderia utilizar silicone porque esse produto ataca o espelho.

Essa é uma questão polêmica. Antenor, da Guardian, recomenda a utilização de silicone de cura neutra para a instalação de espelhos. Wagner Bernardes, por sua vez, recomenda somente a utilização do Adesivo Fixa Espelho, de fabricação da Adespec.

Já a Henkel recomenda a utilização de seu mais recente lançamento, o adesivo Flextec FT101. Segundo a fabricante o produto possui uma composição livre de solventes e agarre imediato.
O diretor da empresa de silicones e cola Alpatechno, Jorge Luis Alday, por sua vez, explica que existem tipos diferentes de silicones neutros. Algum contém cargas de solventes que podem atacar a camada protetora do espelho, outros não possuem solventes mas necessitam de um tempo de cura muito demorado pois foram feitos para juntas de fachadas, especialmente para vedação e não para fixação.

Na relação de produtos da empresa ele recomenta a utilização do Obra Espelhos, adesivo-selante de cura neutra, livre de solventes, que possibilita a adesão e vedação em superfícies porosas (paredes), sem reagir com a alcanilidade encontrada na alvenaria e principalmente sem atacar o espelho.

DSC04980Erro 3 - Recomendar utilização de manta de polietileno
Ainda durante a elaboração da proposta o orçamentista da vidraçaria de Taubaté afirmou que a instalação seria feita aplicando-se por trás do vidro uma manta de polietileno. Argumentou que dessa forma a instalação ficaria mais segura, principalmente contra eventuais pancadas que poderiam ocorrer durante as aulas. Disse que o vidro poderia trincar, mas ficaria seguro no local, preso pela manta.

Mais uma vez os responsáveis técnicos da Cebrace e da Guardian foram unânimes. Segundo eles, a manta de polietileno não é recomendada por acumular umidade, podendo gerando manchas e oxidações no espelho. Em outras palavras, a manta não permite que o ar circule atrás do espelho favorecendo a evaporação da umidade.

Também foram unânimes em afirmar que, se a instalação envolve a segurança dos usuários o correto seria a utilização de espelhos de segurança, que já são fornecidos com uma película de segurança apropriada.

O departamento técnico da Henkel, por sua vez, defende que com a Flextec FT101 a fixação é imediata e segura, não necessitando de outros “ adereços” como mantas, por exemplo.

DSC05001Erro 4 - Solução inadequada para paredes irregulares
Quando a equipe chegou à igreja para fazer a instalação, entretanto, argumentou que a parede era muito irregular para se fazer a colagem. Defenderam que teriam de usar o botão francês, ou Finesson, para segurar os vidros. Aplicariam a manta assim mesmo para oferecer mais segurança.

Wagner, da Cebrace, e André, da Guardian, defendem que a solução para a parede irregular seria a instalação de uma placa de MDF para corrigir as imperfeições. Wagner destaca que o uso de botões em paredes muito irregulares não é recomendável. O espelho pode apresentar distorções. Estas realmente ocorreram no caso acompanhado pela reportagem. Além disso, em grandes peças, dependendo do tensionamento,  o vidro poderá quebrar-se com facilidade.

Já Roberto, da Henkel e Jorge, da Alpatechno, lembram que os produtos comercializados por eles são capazes de corrigir pequenas imperfeições.

 

DSC04982Erro 5 - Tiras horizontais
Quando a equipe da vidraçaria começou a aplicar a manta no verso do vidro, aplicou somente pequenas tiras do material.

Questionados eles disseram que agindo dessa forma a manta continuava garantindo a segurança e que seria melhor para a colagem. “Assim a manta fica melhor aderida, sem perigo de descolar e também não enruga nem forma bolhas”, disseram. Em uma das peças de vidro eles colaram tiras verticais e, em outra peça, tiras horizontais.

Mesmo que a manta fosse recomendada, o que não é, jamais poderiam ter colado tiras no sentido horizontal. É a mesma recomendação para a aplicação dos adesivos, pois o sentido vertical ajuda a evitar o acúmulo de umidade por detrás do vidro.
A recomendação para a aplicação de adesivos é de aplicar sempre na vertical, com distância entre os filetes de 250 mm.

 

DSC05013Erro 6 - Regras básicas de conferência e medição
Na hora de aplicarem o botão francês, ou finesson, na parede os funcionários da vidraçaria quebraram, com a ajuda de um alicate de mão, uma parte do círculo da peça que vai na parede. Defenderam que com esse macete o vidro fica mais encostado na parede e sem perigo de trepidar. Aplicaram o espelho diretamente na peça e o nivelamento do vidro foi feito esticando-se um barbante.

André lembra que é importante proteger as peças metálicas (botão francês) do contato direto com o espelho, por causa da oxidação do metal. Wagner, por sua vez, destaca que o círculo interno do botão francês, ou fineson, foi projetado especialmente para manter o vão recomendável de 3mm entre o verso do espelho e a parede.
Quanto ao nivelamento, ambos recomendam a utilização de um nível, em vez do barbante esticado.

 

Adesivos para espelhos
Jorge, da Alpatechno explica que existe diferença entre  “adesivos” para espelhos e os “adesivos-selantes” para espelhos:
Os somente adesivos, possuem como principal característica, uma cura inicial mais acelerada, ou seja, uma ancoragem inicial de menor tempo. Como o excesso de tensão entre as superfícies coladas (espelho-parede), isto pode propiciar, dependendo da situação, o descolamento por ruptura, devido a falta de movimentação-absorção do adesivo.

Os adesivos vedantes, por sua vez, possuem uma ancoragem inicial mais demorada, principalmente em função do processo de cura (livre de solventes) que ocorre através do encontro com a umidade relativa do ar, e também devido a que sua consistência pastosa (antes da cura) possibilita realizar um cordão ou filete de maior diâmetro, estes por sua vês, após a cura, ficam como uma borracha flexível que absorve as tensões das superfícies, sejam nos pontos de adesão ou das possíveis movimentações das superfícies, neste caso (espelho-parede) da alvenaria.

As principais vantagens dos adesivos selantes de silicones neutros especiais para espelhos, estão na absorção das pequenas deformações e rugosidades das superfícies, permitindo uma recuperação ou remoção futura do espelho.

Para as obras que necessitem de uma liberação rápida da colagem , a Alpatechno disponibiliza uma fita dupla especial, o sistema misto é muito econômico e funcional, a fita especial segura no primeiro momento (imediato) enquanto o adesivo selante realiza seu processo de cura total.

Compartilhe esta notícia

Comentários (85)

  • tatineiamontalvao@hotmail.com

    tatineiamontalvao@hotmail.com

    25 Setembro 2013 às 17:17 |
    ola !!! gostaria de saber se posso colocar um espelho 353 x 50 , como deve ser colado, esse espelho, PODE SER COLADO EM FILETES DE MADEIRA servira com cabeceira de cama 1º peça madeira em MDF
    2º peça o espelho assim sucessivamente, seria dois espelhos e 3 de MDF
  • Mari

    Mari

    07 Julho 2013 às 18:14 |
    Quero colar meu espelho como faço para colocar ele na parede
  • Alpatechno

    Alpatechno

    13 Maio 2013 às 17:44 |
    Obra Espelhos : Possui formulação especial , isenta de solventes e aditivos corrosivos, vulcaniza à temperatura ambiente, tem alto poder de adesão e vedação , resiste aos raios U.V . e temperaturas extremas.
    É rápido , limpo e fácil de aplicar.
  • Marcelo

    Marcelo

    05 Maio 2013 às 17:41 |
    Tá,mas então como se faz para colar o espelho grandão corretamente? Tem artigo?
  • Marcelo

    Marcelo

    05 Maio 2013 às 17:41 |
    Tá,mas então como se faz para colar o espelho grandão corretamente? Tem artigo?
  • Layne Montag

    Layne Montag

    30 Junho 2012 às 18:00 |
    espelho redondo Parabens pela materia!
    Realmente antes de por um espelho na parede devemos saber se este é resistente. Quanto a colagem, tenho duvidas pois nao sei se o meu espelho é de qualidade. Nao adianta por os melhores aplicativos se o espelho for ruim, ou seja ele vai cair e/ou vai manchar. Quero espelhos redondos no quarto e no banheiro e um comprido no corredor da sala... As paredes estao sendo adaptadas para eles, mas preciso de espelhos bons e duradores, o cuidado pessoal é só um detalhe importante a ser destacado. A limpeza, pode manchar, nao quer dizer que a colocaçao tenha manchado... Tem muitos porens que as pessoas nao veem. Acredito que se pode por espelhos fixados nas paredes sem stress, mas para isso exige conhecimento antes (pesquisa e procura)e bons materiais (bom espelho).
    Meu e-mail é: goodlayne@hotmail.com favor me enviem dicas de como fixar espelhos redondos em azulejos -> box do banheiro, sem ter o stress de manchas (umidades) e despencamentos futuros ou distorçoes.
    Desde já muito obrigada pela atençao
    Layne
  • Lúcia R B Paludo

    Lúcia R B Paludo

    28 Junho 2012 às 15:45 |
    Como retirar espelhos da parede Tenho dúvida em como retirar um painel de espelhos bisotados, que um deles (fica no meio) ficou fora de medida, e por isso, os outros também ficaram, não fechando o desenho. Como retirar? Eles estão colados num painel de MDF que está pregado na parede.
    Atenciosamente, Lucia
  • Arilson

    Arilson

    21 Maio 2012 às 17:45 |
    espelho Posso colar um espelho sobre o outro, com silicone neutro?

    Existe alguma técnica para isso?
  • Eraldo Ferreira

    Eraldo Ferreira

    11 Abril 2012 às 13:37 |
    Espelho colado com adesivo dupla face no azulejo Senhores,existe alguma maneira ou utilização de algum produto que possa permitir a retirada do espelho da parede sem quebrá-lo?
  • djsijjv

    djsijjv

    28 Março 2012 às 20:43 |
    mglfjgdjlvmsjs.
  • carla bugallo

    carla bugallo

    29 Fevereiro 2012 às 17:48 |
    silicone Estou com um problema... tenho um espelhp grande colado na parede e quero remove-lo, porém os vicraceiros dizem que na remoção o espelho irá quebrar. Existe algum produto que possa remover o silicone ou a cola quente? ou alguma empresa qu fação esse tipo de serviço?
  • Alessandra Zanandreis

    Alessandra Zanandreis

    22 Fevereiro 2012 às 13:35 |
    colagem de espelho sobre pastilha de coco Olá,
    Por gentileza, preciso de orientação sobre como colar um espelho redondo bisotado sobre uma superfície de pastilha de coco na parede de um lavabo.
    Tenho visto este modelo na internet, acho muito bonito, mas queria uma orientação correta para não ser dor de cabeça com os vidraceiros.
    Agradeço desde já a atenção,
    Alessandra
  • herica

    herica

    15 Fevereiro 2012 às 15:14 |
    fala sério! Criticam a empresa onde comprou,mais se o orçamentista dizer,que a parede precisaria ser regular ou se aumentassem o orçamento pra comprar o mdf duvido se quizesse,pra acertar tem que se começar corretamente!Outra existe váriassmarcas de espelho,um em especial que é importado n vale nadaaaaa,Guardiam é o melhor!As espresas que fabriacma deviam falar sobre a qualidade de ambos,e existe a cola especial para espelhos em vidraçarias que entra em contato com a lâmina e parede,ESPECIAL para espelho como assim produziram,ou se oxidar vamos colocar a culpa na cola ESPECIAL né...e este parafuso francês na minha opinião é a melhor,revestindo o espelho com isopor de 5mm atrás.Criticar o serviço dos outros é fácil.mais pra se ter um bom resultado,vamos rever isso ai!
    Não sou vidraceira mais tb o certo é certo!!
  • Silvana

    Silvana

    01 Fevereiro 2012 às 21:08 |
    Ajuda- espelho caindo da parede Olá, tudo bem com vcs?
    Por favor, agradeço se puderem me ajudar.A única parede que tenho no meu quarto livre para
    espelho, não pode ser furada,mas preciso de espelho nela.Ha 1 ano comprei alguns espelhos pequenos (redondo e quadrado)
    e montei em linha/coluna e alternado 1 redondo, 1 quadrado e assim fiz no comprimento de 1,2 m.Só q vez ou outra, levo
    susto inclusive de madrugada, pois os espelhos estão descolando e caindo no piso.Uns não quebraram, outros sim.Em
    contato com a loja que me vendeu (Etna) me informaram que tem um bom adesivo colado.Mas, em alguns casos, comprei outro
    adesivo da 3M e mesmo assim, descolaram.Eu gostaria muito de manter os espelhos na parede, se puderem me informar qual
    adesivo colocar ou como eu retiro os espelhos que sobraram colados, pois não estão seguros e acabam caindo de uma hora
    para outra.Por favor, podem me auxiliar?
    Muito obrigada
    Silvana
  • Silvana

    Silvana

    01 Fevereiro 2012 às 21:03 |
    Ajuda- espelho caindo da parede Olá, tudo bem com vcs?
    Por favor, agradeço se puderem me ajudar.A única parede que tenho no meu quarto livre para espelho, não pode ser furada,mas preciso de espelho nela.Ha 1 ano comprei alguns espelhos pequenos (redondo e quadrado) e montei em linha/coluna e alternado 1 redondo, 1 quadrado e assim fiz no comprimento de 1,2 m.Só q vez ou outra, levo susto inclusive de madrugada, pois os espelhos estão descolando e caindo no piso.Uns não quebraram, outros sim.Em contato com a loja que me vendeu (Etna) me informaram que tem um bom adesivo colado.Mas, em alguns casos, comprei outro adesivo da 3M e mesmo assim, descolaram.Eu gostaria muito de manter os espelhos na parede, se puderem me informar qual adesivo colocar ou como eu retiro os espelhos que sobraram colados, pois não estão seguros e acabam caindo de uma hora para outra.Por favor, podem me auxiliar?
    Muito obrigada
    Silvana
  • AMANDIO EVARISTO  PÁSCOA

    AMANDIO EVARISTO PÁSCOA

    29 Janeiro 2012 às 12:15 |
    COLAGEM DE ESPELHOS Lí o artigo,realmente houve uma série de êrros na aplicação, sistema de colagem e material usado. O que ninguem explicou e que evitam comentar, é que há décadas se cola espelhos com cola de contato e não se tinha tantos problemas de manchas em espelhos como agora. Pequenas fabricas de epelho,aquelas que eram chamadas fabriquetas e que faziam espelhos na canequinha. Essas fabriquetas, sem tecnologia alguma, produziam espelhos de melhor qualidade que as atuais industrias.Alguem tem uma explicação pra isso.
    Eu estou no ramo do vidro há 37 anos, conheço alguma coisa de vidros comuns, temperados, laminados; aprendi a fabricar espelhos na canequinha , como diziam. hoje, um espelho não dura mais que 2 anos. cansei de ver espelhos com mais de 20 anos em perfeito estado.
    SÓ PRA LEMBRAR.
  • ana paula

    ana paula

    17 Janeiro 2012 às 11:12 |
    espelho como pendurar um espelho que fique a parte de cima caida para frente?
    • AMANDIO EVARISTO  PÁSCOA

      AMANDIO EVARISTO PÁSCOA

      29 Janeiro 2012 às 12:20 |
      ESPELHO CAIDO PARA A FRENTE É MUITO SIMPLES, UTILIZE UM PERFIL COLADO NA PARTE SUPERIOR,QUE TENHA DIMENSÕES SUPERIORES AO PERFIL INFERIOR E TERÁ O EFEITO QUE PRECISA. MANDE SEU E-MAIL E LHE ENVIAREI UM DETALHE PARA APLICAÇÃO.
  • ana paula

    ana paula

    17 Janeiro 2012 às 11:11 |
    espelhos queria saber como pendurar um espelho na parede e deixar a parte de cima caida para frente?
  • Tiago

    Tiago

    13 Janeiro 2012 às 21:20 |
    Colando espelho no banheiro Boa noite, tenho que colar um espelho no banheiro, é de 4mm com 86 x 86 cm...o que devo usar por favor? muito obrigado pela ajuda.
  • Ana

    Ana

    11 Janeiro 2012 às 10:56 |
    Colar espelho sobre espelho Bom dia. Coloquei espelho em uma parede do meu apartamento. 5 placas foram coladas diretamente na parece e ficaram tortas.
    A solução que me proporam foi fazer apenas 2 placas e colar as mesmas sobre os que ficaram tortos. Essa é a melhor solução?
    Desde já agradeço a atenção.
  • Anônimo

    Anônimo

    04 Janeiro 2012 às 21:51 |
    Espelho em iluminação para festas Olá.
    Antes de tudo gostaria de parabenizar pela matéria.
    Só para iniciar o assunto gostaria de dizer que trabalhei em uma empresa que trabalhava com calagem de para-brisa de autos. utilizáva-mos diversos tipos de colas e silicones.
    mas hoje estou com um probleminha que talvez vcs pudessem resolver.
    Tenho uma empre sa de iluminação para festas e esses dias uma peça do meu equipamento quebrou um espelho de 1,2 mm de espessura. porém aqui na minha cidade não encontrei o mesmo espelho.
    então mandei confecçionar uma peça que tinha e espessura de 2mm que praticamente dobrou o peso. mas o grande problema é!!! esse espelho fica em um movimento constante acoplado a um pequeno motor que tem um pequeno aquecimento.
    o tamanho do espelho é aproximadamente 10x7 cm.
    pergunta qual é a melhor fixação ou jeito de fixação mais confiável para que no meio de uma festa ele não possa cair na cabeça de alguém?

    espero que possam resolver o meu problema com essa pergunta do ano.

    Feliz 2012 pra todos

    Att.
    Marcone Som e iluminação
    +qualidade em seu evento!!!
  • sandra

    sandra

    18 Dezembro 2011 às 22:54 |
    fixar espelho na parede do banheiro reformei meu banheiro recentemente e gostaria de saber como faço para fixar o espelho. Na parede do banheiro foi colocado porcelanato. Quero saber que material utilizar para que nao ocorra oxidação no espelho ou eventuais problemas na parede?
  • vanessa

    vanessa

    17 Dezembro 2011 às 18:49 |
    segurança quero por espelho para ballé no quarto de minha filha de 4 anos qual melhor metodo para coloca-lo e não ter perigo de ela cair e quebra-lo tem algum jeito dele ficar sem partes ocas atrás para não quebrar
  • Alexandre

    Alexandre

    07 Novembro 2011 às 23:38 |
    Fixar Espelho na parede lisa Boa noite!

    Tenho uma parede interna(lisa) nas medidas de 2,50 de altura e 2,10 de largura, quero colocar um espelho na parede inteira, porém a minha dúvida é em relação ao melhor produto para fixar sem manchar ou oxidar o espelho com o tempo. muito obrigado
    • roberto rodrigues

      roberto rodrigues

      09 Dezembro 2011 às 10:08 |
      fixa espelho é o aprovado pode usar o fixa espelhos no sentido vertical na hora da aplicaçao com intervalo de 25 cm
  • GENILSON CAMELO

    GENILSON CAMELO

    27 Outubro 2011 às 22:37 |
    divinaxvidros.......???????? SERA QUE O AMIGO DA DIVINAX PODERIA EXPLICAR MELHOR O COMENTARIO ?! ASSIM SABERIAMOS SOBRE QUE POST VOCE COMENTA.
  • divinaxvidros

    divinaxvidros

    27 Outubro 2011 às 16:30 |
    como pode isso para mim esta vidraçaria tinha q fecha as porta pq como o uma pessoa q se dis do ramo faz uma coisa dessa poriso muitas pessoa nao confiao em vidraçarias.

    para seviços e orçamentos
    divinaxvidros@hotmail.com
  • GENILSON CAMELO

    GENILSON CAMELO

    20 Outubro 2011 às 13:32 |
    CRISTIANO...
    NUNCA UTILISE MDF OU QUALQUER OUTRO MATERIAL ENTRE O ESPELHO E A PAREDE,SALVO A ESPUMA, EM POLIURETANO ACIMA CITADA E EM TIRAS VERTICAIS OU O ADESIVO PROPRIO PARA ESPELHOS.

    VALDISIA....
    ESTEJA CERTA QUE SIM. DEPENDENDO SEMPRE DA PLANICITUDE DA PAREDE, COLOCAÇÃO E MATERIAIS UTILIZADOS A DISTORÇÃO SERÁ UM FATOR A SER INCORPORADO. LEMBRANDO QUE HÁ NO MERCADO ESPELHOS COM ATÉ 5 mm DE ESPESSURA, QUE AMENIZAM ESSA CONDIÇÃO.
  • Valdisia

    Valdisia

    20 Outubro 2011 às 11:17 |
    Prezados,

    O tamanho do espelho depedendo da espessura pode distorcer imagem refletida?
  • Cristiano dias teixeira

    Cristiano dias teixeira

    28 Setembro 2011 às 01:34 |
    Duvida sobre fixação com MDF Ao utiliza o MDF para a fixação de espelho colado com silicone e fita dupla-face, o MDF não absorve a umidade por exemplo de um banheiro e fica aquela umidade em contato com o espelho aumentando a possibilidade de manchar o espelho, mesmo o espelho sendo de uma boa marca?
  • Cristiano dias teixeira

    Cristiano dias teixeira

    28 Setembro 2011 às 01:29 |
    Dica colocação com botão francês Para a fixação de espelhos com o botão francês nós fazemos a utilização da espuma colante, a mesma utilizada na colocação de vidros simples em janelas de aluminio, sempre no sentido vertical, pois essa espuma tem um lado adesivo que colamos no espelho e não agride a espelhação e da apoio para o espelho já que ele fica 3mm longe da parede!
  • GENILSON CAMELO

    GENILSON CAMELO

    09 Setembro 2011 às 20:03 |
    FIXA ESPELHO DEMOCRATICAMENTE FALANDO, QUALQUER FIXA ESPELHO É FEITO À BASE DE PESILOX. O FIXA ESPELHO DA CEBRACE É UMA MERA CONCESSÃO PARA PRODUÇÃO DE UM PREODUTO ESPECÍFICO. LOGO ACIMA, FORAM ESMIUSSADAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE FIXAÇÃO. EM TEMPO: NÃO SOU FUNCIONÁRIO NEM REPRESENTANTE DE QUALQUER EMPRESA DO RAMO, PORTANTO, MINHA EXPOSIÇÃO É TÉCNICA, SEM QUALQUER INTENSÃO OUTRA. BOA SORTE..!!!
  • Patricia

    Patricia

    09 Setembro 2011 às 09:48 |
    Fixa Espelho Bom dia,

    Quando precisei fixar um espelho, usei o Fixa Espelho da marca AMINO. Foi ótimo. Aconselho o uso dele.

    Abraços.
  • Izabel

    Izabel

    08 Setembro 2011 às 14:53 |
    Qual o fabricante do silicone para espelho? Qual a melhor marca do silicone para fixação do espelho em parede?

    atenciosamente,

    Rosana
    • Raul

      Raul

      23 Fevereiro 2012 às 19:14 |
      acesse o site e conheça os produtos:

      www.siltrade.com.br
    • Luis

      Luis

      23 Setembro 2011 às 11:25 |
      ALPATECHNO - Oferecendo Soluções A Alpatechno possui 2 produtos adequados para esta finalidade:
      1)-OBRAPRO ESPELHOS: Por manter-se elástico após a cura, indicamos o adesivo-vedante para fixação de espelhos em paredes ou superfícies com pequenas irregularidades. Também pode ser usado em superfícies totalmente lisas.
      2)- OBRAPRO AP138:Trata-se de um adesivo-vedante de cura acelerada que propicia a liberação da obra em menor tempo, indicado para os profissionais e suas obras.
      Os produtos não mancham as superfícies, são ambientalmente corretos e atendem a norma Brasileira NBR15198.
    • Patricia

      Patricia

      09 Setembro 2011 às 09:49 |
      Fixa Espelho da marca AMINO.
  • Elmo

    Elmo

    05 Setembro 2011 às 09:58 |
    Fixação de espelho em parede. respondendo às perguntas acima. O botão francês tem várias utilidades, uma delas é fixar painéis ou placas informativas de vidro em paredes, distanciando ela da parede.
    Sobre a melhor maneira de fixar. No caso acima preferiria colar os perfis U na horizontal, e não na vertical, por trás do espelho. Essa colagem é feita com silicone apenas, não precisa de manta de polietileno. Já o isopor nunca é recomendado por acumular umidade.
  • NENO

    NENO

    04 Setembro 2011 às 13:12 |
    Colar ou parafusar??? Fixar Espelho com 2,15mts.(larg.) X 0.80cm(altura)em parede pintada?
    a) Usar 06 parafusos com B06 ?
    b) Usar cola fixa espelho( o que usar por traz? isopor, manta ou só o silicone.)
    c) Usar dois ou tres perfis em U na vertical colado no espelho e depois preso(suspenso) nos parafusos da parede; os quais já foram fixados atraves de buchas 06 e/ou 08?
  • Daniele

    Daniele

    08 Julho 2011 às 13:43 |
    Botão Francês Olá, Boa tarde!
    Eu queria tirar uma duvida, o botão francês só serve para colar/pregar espelhos? Ou serve para outra coisa?
  • andre melo

    andre melo

    01 Julho 2011 às 09:54 |
    tirar vidros colado da parede sala de pilate tirar vidros colado da parede sala de pilate
    • GENILSON CAMELO

      GENILSON CAMELO

      01 Julho 2011 às 10:30 |
      SR. ANDRE MELO ANDRE.
      ACIMA VOCE LERÁ POSTS QUE O AUXILIARÃO COM SEU PROBLEMA. MUITA SORTE....
      • andre melo

        andre melo

        01 Julho 2011 às 10:49 |
        muito obrigadooo muito obrigadooo
  • Daniel

    Daniel

    25 Junho 2011 às 06:38 |
    Agregou novos conhecimentos.
  • Fabio

    Fabio

    21 Junho 2011 às 17:44 |
    Melhor tipo de fixacao Amigos, qual seria o melhor tipo de fixador (em termos de segurança) para colar um perfil de alumínio na parte traseira de um espelho (sem moldura) para fixar o mesmo a parafusos afixados na parede?
  • Lais Oliveira

    Lais Oliveira

    14 Junho 2011 às 08:50 |
    informações gostaria de receber informações sobre colagem de espelhos, e assuntos relacionados.
  • naiara soares

    naiara soares

    02 Junho 2011 às 16:26 |
    emprego precisa-se de um vidraçeiro com experiencia.
    Tratar: 33899715
    Vidraçaria IMPACTO VIDROS, PLANALTINA-DF
  • Elmo PIres

    Elmo PIres

    25 Maio 2011 às 10:35 |
    Perfeitamente possível Fábio, a fixação sugerida é perfeitamente possível, principalmente porque não se trata de um vidro muito grande e pesado.
    Outra sugestão é colar no verso com silicone perfis de alumínio e depois pendurá-lo na parede apoiando esses perfis sobre os suportes de parafuso (tipo L ou outro). Dessa forma se obtém um efeito interessante, pois o espelho parece flutuar diante da parede. Se além disso se instalar uma lâmpada fluorescente por trás do espelho com fios embutidos, esse efeito é destacado.
    • Fabio

      Fabio

      25 Maio 2011 às 22:23 |
      Exatamente o que queria fazer :woohoo:
      Elmo, mas não é que você adivinhou exatamente o que eu queria fazer.
      Minha idéia era ainda fzer alguns dentes no perfil para evitar que o mesmo corra sobre os parafusos.
      A pergunta agora é: qual o tipo ideal de fixador que posso utilizar para o perfil de alumínio ser fixado ao espelho com segurança.
      Seria melhor fixar um duas unidades do perfil com largura próxima a do espelho (digamos 1,20m para não ficar aparente) sendo uma na parte superior e outra na parte inferior (desta forma ajudando a nivelar o mesmo).?
      O espelho tem 4 ou 5 mm de espessura se não me engano.
      Me desculpe as perguntas, mas não só busco estética como também a segurança da colocação.
      • lucio

        lucio

        21 Junho 2011 às 17:52 |
        Fábio,vc pode colar dois perfis de aluminio tipo U (dizem U cavalão) colar com silicone neutro,mas antes de colar vc faz um furo que caiba a cabeça do parafuso e depois faz outro furo bem junto a este mas do tamanho do corpo do parafuso,sendo assim vc coloca cabeça do parafuso e depois ele encaixa no parafuso mesmo travando ele,explicando assim parece dificil,mas caso não tenha entendido me mande um emaill,lluciom@hotmail.com
  • Fabio

    Fabio

    24 Maio 2011 às 21:34 |
    Como fixar - Nao aparente Senhores,
    Tenho um espelho Bisote de 1,40m x 0,7m que gostaria de fixar em uma parede pintada (Tinta Semibrilho + gel de efeito) porem de uma forma não aparente.
    Nao queria colar na parede, pois gostaria de poder muda-lo de lugar no futuro.
    É possivel fixar o espelho com uma canaleta (ou fixadores) colados no verso e suspensos por parafusos na parede (alguns espelhos menores sao fixados assim)?
  • Ana Cláudia Dantas

    Ana Cláudia Dantas

    29 Abril 2011 às 08:41 |
    Espelho em banheiro Gostei muito desta matéria, ajuda na hora de avaliar os profissionais que oferecem este tipo de serviço. Qual a melhor forma de colocar um espelho de 1.30x1.88 no azulejo do banheiro de maneira que não forme manchas futuramente?
    • Elmo PIres

      Elmo PIres

      25 Maio 2011 às 10:41 |
      Fixação em banheiro Ana Claudia.
      Segundo os fabricantes, existem diversas formas possíveis: Fita dupla face de boa qualidade; fita dupla face aliada ao silicone e tiras verticais de silicone ou adesivo especial para colar espelho, só que nesse caso é preciso apoiar o vidro no local com um suporte por pelo menos 12 horas.
      É importante que as tiras sejam verticais para não acumular umidade atrás do espelho. Com as tiras verticais elas escorrem e a durabilidade é maior.
  • celo

    celo

    26 Abril 2011 às 19:24 |
    gostei gostei da materia
    me ajudou muito.

    a fita 3m o o botão frances
    derão certo em meu espelho.

    obrigado
  • GENILSON CAMELO

    GENILSON CAMELO

    03 Abril 2011 às 11:56 |
    SHEYLA.
    SE COLADO DA MANEIRA ADEQUADA, PROVAVELMENTE NA RETIRADA ELE IRÁ QUEBRAR. POREM, COM MUITA PACIENCIA E COM A AJUDA DE PELO MENOS MAIS UMA PESSOA, UTILIZE UM FIO DE NYLON - ESTES DE PEDREIRO QUE SÃO TRANSADOS E RUGOSOS E NÃO DE PESCA QUE É MACIÇO E LISO - E VÁ DESLIZANDO DE FORMA A TENTAR CORTAR A CAMADA DE UNIÃO. LEMBRANDO QUE SEMPRE QUE POSSIVEL UTILIZE O BOTÃO FRANCES QUE, NESTE CASO, EVITARIA TAL INCOMODO.
  • Sheila

    Sheila

    30 Março 2011 às 18:23 |
    Tirar espelho do meu azulejo Preciso retirar o espelho colado no azulejo, ele foi colocado na altura errada, o que faço?
    • roberto rodrigues

      roberto rodrigues

      09 Dezembro 2011 às 10:01 |
      como remover o espelho pegue uma seringa com agulha ou escalp e coloque dentro dela querozene deixe agir por meia ora na cola e vc vera que sai com facilidade depois passa uma linha de nylom . ja tirei espelhos assim .
      • GENILSON CAMELO

        GENILSON CAMELO

        10 Dezembro 2011 às 22:17 |
        EM VERDADE ROBERTO, DE FATO, FACILITARÁ O DESTAQUE DO ESPELHO POREM, CERTAMENTE AGREDIRÁ A SUPERFÍCIE ESPELHADA. RESULTADO: MANCHAS NA SUPERFÍCIE.
  • GENILSON CAMELO

    GENILSON CAMELO

    29 Março 2011 às 12:37 |
    ERRATA.... FILETES DE PERSILOX EM TIRAS VERTICAIS, PROPORCIONAIS À METRAGEM QUADRADA DO ESPELHO. PARA UMA MAIS COMODA APLICAÇÃO, FITA DUPLA FACE 3M (PROPRIA PARA ESTE FIM)PRESSIONANDO E NÃO ESPALHANDO O PRODUTO. AFIM DE QUE SE FORME UM ESPAÇAMENTTO DE CERCA DE 3MM ENTRE O ESPELHO E A PAREDE, EVITANDO O ACUMULO HIDRICO.
  • GENILSON CAMELO

    GENILSON CAMELO

    29 Março 2011 às 12:15 |
    QUALQUER FIXA ESPELHO TEM COMO BASE O PERSILOX. TIRAS HORIZONTAIS E BORRIFA-LAS COM AGUA ANTES DA FIXAÇÃO. NADA MAIS.
  • lucio

    lucio

    25 Março 2011 às 09:38 |
    remoção de espelho humberto athayde
    não sei o tipo de parede que o espelho está colado,mas pelo tamanho,acho q seja impossível retirar ele inteiro,é por isso q recomendo aos meus clientes que coloquem com parafusos,pois em uma manutenção possa ser retirado e recolocado novamente,se fosse um espelho um pouco menor,te recomendaria que vc chamasse um profissional e tentasse passar um fio de nylon atras,isto se ele tiver colado com silicone,mas o risco de quebra é grande.
    abrss
  • humberto athayde

    humberto athayde

    21 Março 2011 às 14:51 |
    remoção de espelho Boa Tarde, como proceder para retirar um espelho de 1.5 mts larg. 2.00 mt alt.
    colado na parede.
    • Myrian

      Myrian

      30 Março 2011 às 12:29 |
      retirar espelho Olá Humberto,
      Já retirei um espelho com um fio de naylon.
      Você passo o fio de naylon atrás do espelho e em movimentos tipo serra você vai cortando o silicone tirando-o da parede. Cuidado apenas para não torcer o espelho. Com calma você consegue.
  • Marco Antonio

    Marco Antonio

    16 Março 2011 às 09:00 |
    silicone nas paredes :woohoo:
    Após retirar espelho de uma parede , ficaram tiras de siicone utilizadas na colagem eque nãio consigo remover.
    Que produto utilizar para sua retirada?
  • Ronaldo

    Ronaldo

    11 Março 2011 às 02:01 |
    Surpreso Nossa como um simples colocar de vidro, possui tantas tecnicas, realmente não sabia e fiquei muito contente com as dicas, parabens!
  • Lilian de Oliveira Andrade

    Lilian de Oliveira Andrade

    03 Março 2011 às 12:34 |
    fixação com botão francês Oi, gostaria de saber se é possível fazer um pequeno furo, a uma distância segura da borda do espelho, para usar o botão francês para fixação.
    Grata pela atenção,
    Lilian
    • lucio

      lucio

      03 Março 2011 às 12:44 |
      Lilian,quando se usa botão francês geralmente não se usa fazer nenhum tipo de furo ou recorte no vidro ,o propio botão segura o espelho sem problemas,mas pode ser q algum profissional recomende isto, eu nunca fiz furo, apenas deixar o espelho com as bordas bem lixadas para evitar q com o peso ou até mesmo na colocação ele possa lascar as bordas e deixar o espelho com um acabamento feio... abrss
  • Rodolfo

    Rodolfo

    17 Fevereiro 2011 às 15:50 |
    Tenho problema parecido. Preciso fixar um espelho na parede do banheiro com azulejo.
    A loja onde mandei fazer o vidro disse que devo usar um silicones especial para colar vidro.
    Só que na cidade do Rio de Janeiro parece que esse tal silicone não existe. Nas grandes lojas de material de construção a resposta é sempre de surpresa e negativa sobre esse tipo de produto.
    Fui informado para não usar cola pois possui componentes que mancham o espelho.
    Caramba!! Isso não pode ser tão complicado assim!!!
    Em tempo, tentei levar o vidraceiro para fixar o espelho mas como é um serviço pequeno não encontrei ninguem disponivel para esta missão...
    • Magda Santos

      Magda Santos

      27 Maio 2012 às 14:00 |
      fixe o espelho Eu tenho dentro do box do chuveiro, um espelho de 1,60 por 0,70, suspenso, fixo por botão francês, no azulejo, com a folga (não encosta no azulejo) já faz mais de 5 anos e até hoje não manchou e não despencou apesar de umedecer todos os dias durante o banho. E, em cima da pia do banheiro, outro fixado pelo mesmo método - botão francês, também ainda em perfeitas condições.
    • Mara Angela

      Mara Angela

      12 Dezembro 2011 às 12:52 |
      também quero a resposta do Rodolfo Rodolfo eu estou com este mesmo problema, se eles te responderam por favor compartilhem com a gente, meu espelho é pequeno 15x50cm,
    • elisangela

      elisangela

      28 Outubro 2011 às 14:15 |
      eu coloquei um espelho dentro do banheiro (digo dentro do box), e a loja instalou o mesmo com suporte furando a azulejo, ficou otimo, e ao contrario do comentaram tenho o mesmo a 05 anos e esta perfeito,
    • lucio

      lucio

      03 Março 2011 às 12:40 |
      Rodolfo, acredito q seja impossivel vc não encontrar silicone neutro em sua cidade,ou até mesmo em vidraçarias vc encontra o fixa espelhos q é propio para espelho tbm...
  • lucio

    lucio

    31 Janeiro 2011 às 10:35 |
    mais dicas e tecnicas alguem mais entendito do assunto pode me fornecer marcas e tecnicas sobre o colar espelho na parede tipo em banheiro como colar em parede com tinta latex e até mesmo tipos de silicone marcas e melhor forma
  • nosvaldina santana

    nosvaldina santana

    29 Janeiro 2011 às 15:05 |
    como colar espelho tenho espelho de 3mm 1.50x1, mais cada um me indica como colar coisas diferentes estou com duvidas, quero fixar espelho no azulejo banheiro, e não quero que manche, me indique como fazer e quais produtos usar se possivel indique mais de um produto. grata
    • odair de assis teixeira

      odair de assis teixeira

      21 Fevereiro 2012 às 15:40 |
      pergunta tenho que fixsar umas chapa de espelho em uma academia o que devo usar
    • Anônimo

      Anônimo

      08 Junho 2011 às 14:13 |
      gostei desta pergunta
  • Alan

    Alan

    22 Janeiro 2011 às 08:03 |
    ESPELHO X UMIDADE Jamais utilizem o tal botão francês pois ao contrario do descrito acima com o uso do ar condicionado, esse espaçamento de 3mm vai permitir a condensação do ar formando umidade atraz do espelho chegando a pingar agua na parte inferior do vidro (acreditem aconteceu comigo entragando um espelho bisotê de R$400,00)
    • Mara Angela

      Mara Angela

      12 Dezembro 2011 às 12:48 |
      o que usar para fixar um espelho no banheiro Bom dia amei a reportagem, e antes de ler o que ahvia escrito pensei em usar estes botões pois preciso fixar um espelho no banheiro de minha casa para meu marido fazer a barba durante o banho, mais é claro que este vais se molhar todos os dias, o que devo usar? o espelho não possui moldura é só o espelho mesmo. obrigada
      • Magda Santos

        Magda Santos

        27 Maio 2012 às 13:56 |
        espelho no banheiro Eu tenho dentro do box do chuveiro, um espelho de 1,60 por 0,70, suspenso, fixo por botão francês, com a folga (não encosta no azulejo) já faz 5 anos e até hoje não manchou despencou e umedece todos os dias durante o banho.
  • monica

    monica

    02 Dezembro 2010 às 14:18 |
    espelho no banheiro gostei mt da materia!!!! ganhei um espelho para meu banheiro, e gostaria de saber como faço para poder fixa-lo na parede :confused: obrigada...
  • Yane Rodrigues

    Yane Rodrigues

    28 Outubro 2010 às 16:24 |
    Adorei :-) Nossa, adorei essa matéria. Eu não tinha noção de qual era o procedimento de instalação do espelho. Foi ótimo pois no momento estou trabalhando com vidros e espelhos e já no ínicio tive um problema com um que trincou na colocação. Valeu.
    • Raul

      Raul

      23 Fevereiro 2012 às 19:09 |
      Silicone X Espelho Boa tarde, idependente se o silicone tiver cargas ** produtos que fazem render o material quando puro ** ¨¨ explo. gasolina batizada ¨¨... o silicone não é cola e sim um vedante todo selante entra em processo de cura em contato com oxigeni o silicone leva em torno 24hs no processo de cura, impossibilitando a remoção da ancoragem do espelho antes do tempo de cura.
  • adriana bezerra

    adriana bezerra

    29 Setembro 2010 às 12:50 |
    ESPELHOS Por gentileza, tenho um espelho redondo de +ou- 1,20 de circunferencia e gostaria de colá-lo em uma parede de minha sala, que já está emassada e pintada.
    O que vcs me sugerem?
    Desde já, muito obrigada!
  • charis vidros especiais e aces

    charis vidros especiais e aces

    13 Setembro 2010 às 09:47 |
    toda, ajuda possivel gostaria de receber revistas com os assuntos atuais.

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante. Login opcional abaixo.