Janelas com facilidade de montagem dos boxes

Janelas com facilidade de montagem dos boxes

Novo kit é fornecido com perfis cortados de meio em meio metro

Disseminar a utilização dos kits para janelas e portas de correr em vidro temperado, ao mesmo nível de utilização dos kits para boxes de banheiro. Essa é a meta audaciosa da Alclean, empresa com sede em Itapevi, interior paulista, com o lançamento recente do Kit-instalação Alclean. Renato Koloszuk, diretor da empresa, explica: “O mercado de boxes para banheiro experimentou um processo de padronização dos kits muito mais rápido que o de janelas. Agora queremos que as janelas repitam o sucesso, pois somos a primeira empresa que vende perfis para vidros em barras padronizadas de meio em meio metro, o que representa uma economia substancial para vidraceiro”. O Kit-instalação Alclean é um kit de janelas ou portas de correr de vidro temperado que utiliza o mesmo sistema de montagem para as duas configurações: portas e janelas. O kit fornecido pela empresa já vem com os perfis cortados em medidas padrões e mais um conjunto de acessórios. “Só não vem com puxador ou trinco, porque não temos como saber se o vidraceiro vai usá-lo para instalar uma janela ou uma porta”, comenta Sérgio Koloszuk, diretor da Alclean.

É fornecido em quatro cores (branco, fosco bronze e preto), em largura de meio em meio metro, e em dois padrões de altura. “Com isso eliminamos a necessidade que o vidraceiro tinha de comprar barras de 6 metros de comprimento de cada perfil que era utilizado, além de facilitar a estes o pedido e a elaboração do orçamento”, explica Renato. O empresário acrescenta que todos saem já inspecionados e com todos os ajustes pré-verificados. “Isso evita que as barras venham amassadas ou não se encaixem direito; temos extrusora e todos os componentes se encaixam perfeitamente porque são produzidos por um mesmo fabricante”, diz.

Para fazer o pedido do kit, basta ao vidraceiro fornecer as medidas do vão e informar que espessura de vidro temperado vai utilizar, pois existem dois modelos, um para janelas e portas com vidros de 6 a 8 mm e outro, mais reforçado, para vidros de 8 a 10 mm.

É composto pelos perfis de alumínio trilho superior, capa, guia, clique,  dois perfis U e cadeirinha central. Opcionalmente é fornecido o perfil de transpasse que bloqueia melhor o vento e impede a entrada de insetos no ambiente. Os acessórios que o acompanham são: roldanas, cantoneiras para fixação, limitador de roldanas, escova de vedação, parafusos, buchas, cunhas de regulagem e batedores de borracha.

Para fazer pedido do vidro para a têmpera, o vidraceiro terá de informar o tamanho do vão, a espessura e a cor do vidro, se a janela ou porta terá um ou dois vidros móveis e qual a altura desejada para os puxadores. As têmperas já conhecem as medidas dos vidros para janelas e portas. Depois disso, só precisa adquirir os puxadores e a fechadura, se for instalar uma porta; ou os puxadores e os trincos, no caso de uma janela.

Acompanhe, na seqüência, a aplicação de um kit-instalação Alclean em uma janela, feita pela empresa Casa, Vídeo e Ambiente, que também cedeu os vidros para as fotos.

Confira abaixo o passo a passo da instalação

  1. Passo 01

    DSC02568O primeiro passo é tirar as medidas do vão em quatro pontos, sendo dois na horizontal e dois na vertical. Em seguida, adquirir o kit-instalação Alclean na medida desejada, os vidros temperados, o trinco e o puxador.
  2. Passo 02

    Desembalar o kit, organizando todos os componentes para a instalação.
  3. Passo 03

    Medir o vão e cortar os excessos dos perfis guia e trilho superior.
  4. Passo 04

    Colocar a escova de vedação no perfil guia.
  5. Passo 05

    Instalar o perfil guia com parafusos. É importante fixar os parafusos do perfil guia na canaleta destinada aos vidros fixos.
  6. Passo 06

    Mede-se e corta-se o perfil U apoiado na guia até a altura total da janela. Esse primeiro corte serve para permitir o alinhamento do trilho superior com a guia.
  7. Passo 07

    Com um nível manual, aprumar o perfil, para garantir que a janela ficará nivelada. 
Observar qual será o alinhamento correto do trilho superior e fazer uma marca com lápis. Esse procedimento deve ser utilizado para os dois lados da janela.
  8. Passo 08-09

    Após verificado o prumo, afixar o trilho superior. Aparafusar no vão o trilho superior com parafusos. Num vão com até 2 metros é possível executar-se essa tarefa sem ajuda. Acima dessa medida é preciso um ajudante para segurar o perfil.

    Depois do trilho superior instalado, mede-se e corta-se pela segunda vez o perfil U lateral para ajustar esse perfil encaixado no trilho superior.

  9. Passo 10

    Faz-se a instalação dos perfis U nas laterais com dois furos e aparafusamento de cada lado.
  10. Passo 11

    Fixado o quadro, a segunda parte é o posicionamento dos vidros fixos. Colocar as duas cunhas de regulagem embaixo do local de cada um dos dois vidros fixos, evitando que o vidro seja posicionado diretamente na guia do alumínio.
  11. Passo 12

    Posicionar o vidro sobre as cunhas e empurrá-lo em direção ao perfil U. Nesse momento, uma cunha fica embaixo do vidro e outra exposta. Com a ajuda de um estilete, posicionar a segunda cunha embaixo do vidro até que este fique alinhado.
  12. Passo 13

    Depois dos dois vidros fixos encaixados, observa-se o paralelismo dos dois. Toma-se as medidas inferior e superior para verificar-se o alinhamento e o prumo. Se for necessário alterar o prumo, é quebrada a cunha para se fazer os ajustes na altura; se não for suficiente, utilizar um calço de madeira. É importante que os vidros fixos fiquem perfeitamente paralelos na parte central, pois na parte lateral o desnível é absorvido pelo perfil U lateral, que possui 22 milímetros no caso do kit Alclean, exatamente para permitir esse recurso.
  13. Passo 14-15

    Depois dos paralelismos observados e corrigidos, já se pode fazer a montagem dos vidros de correr. Uma dica é no momento de se colocar as roldanas, deixá-las na metade do furo, para poder ter alguma tolerância de ajuste.
  14. Passo 16

    Encaixam-se as duas folhas e alinha-se seu posicionamento pela roldana, cuidando para que, no transpasse, as folhas de vidro fiquem alinhadas em perfeito paralelismo.
  15. Passo 17

    Instalar, com uma furadeira e parafusos, os limitadores das roldanas nos cantos, que irá delimitar a abertura máxima da janela.
  16. Passo 18

    Logo em seguida, medem-se as distâncias dos transpasses. Posicionar as folhas móveis fechadas, de modo que a mesma distância do transpasse de uma deve ser igual à de outra.
  17. Passo 19

    Abre-se um dos vidros e padroniza-se, com o limitador da roldana, a parada da porta. Depois afasta-se uma das portas e fixa-se o limitador por baixo do trilho com uma furadeira e parafusos.
  18. Passo 20

    O perfil de transpasse (opcional) é encaixado no vidro fixo sob pressão.
  19. Passo 21-23

    Depois disso, vem a instalação dos puxadores e do trinco.
  20. Passo 24

    Encaixe, em seguida, o perfil clique, para fechar a canaleta inferior e proporcionar um melhor acabamento.
  21. Passo 25

    Em seguida, encaixe a capa do perfil superior sob pressão. Para fixar a capa ao trilho superior, nunca se deve bater o martelo de metal ou borracha diretamente na capa. Usar sempre uma proteção, de preferência madeira revestida com pedaço de carpete. Bater o martelo nessa madeira para que esta assente a capa sem amassá-la.
  22. Passo 26

    Por último, é feita a vedação de silicone em todo o perímetro da janela, por dentro e por fora

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *