Janelas com facilidade de montagem dos boxes - Revista Tecnologia & Vidro

Janelas com facilidade de montagem dos boxes

Janelas com facilidade de montagem dos boxes

Novo kit é fornecido com perfis cortados de meio em meio metro

Disseminar a utilização dos kits para janelas e portas de correr em vidro temperado, ao mesmo nível de utilização dos kits para boxes de banheiro. Essa é a meta audaciosa da Alclean, empresa com sede em Itapevi, interior paulista, com o lançamento recente do Kit-instalação Alclean. Renato Koloszuk, diretor da empresa, explica: “O mercado de boxes para banheiro experimentou um processo de padronização dos kits muito mais rápido que o de janelas. Agora queremos que as janelas repitam o sucesso, pois somos a primeira empresa que vende perfis para vidros em barras padronizadas de meio em meio metro, o que representa uma economia substancial para vidraceiro”. O Kit-instalação Alclean é um kit de janelas ou portas de correr de vidro temperado que utiliza o mesmo sistema de montagem para as duas configurações: portas e janelas. O kit fornecido pela empresa já vem com os perfis cortados em medidas padrões e mais um conjunto de acessórios. “Só não vem com puxador ou trinco, porque não temos como saber se o vidraceiro vai usá-lo para instalar uma janela ou uma porta”, comenta Sérgio Koloszuk, diretor da Alclean.

É fornecido em quatro cores (branco, fosco bronze e preto), em largura de meio em meio metro, e em dois padrões de altura. “Com isso eliminamos a necessidade que o vidraceiro tinha de comprar barras de 6 metros de comprimento de cada perfil que era utilizado, além de facilitar a estes o pedido e a elaboração do orçamento”, explica Renato. O empresário acrescenta que todos saem já inspecionados e com todos os ajustes pré-verificados. “Isso evita que as barras venham amassadas ou não se encaixem direito; temos extrusora e todos os componentes se encaixam perfeitamente porque são produzidos por um mesmo fabricante”, diz.

Para fazer o pedido do kit, basta ao vidraceiro fornecer as medidas do vão e informar que espessura de vidro temperado vai utilizar, pois existem dois modelos, um para janelas e portas com vidros de 6 a 8 mm e outro, mais reforçado, para vidros de 8 a 10 mm.

É composto pelos perfis de alumínio trilho superior, capa, guia, clique,  dois perfis U e cadeirinha central. Opcionalmente é fornecido o perfil de transpasse que bloqueia melhor o vento e impede a entrada de insetos no ambiente. Os acessórios que o acompanham são: roldanas, cantoneiras para fixação, limitador de roldanas, escova de vedação, parafusos, buchas, cunhas de regulagem e batedores de borracha.

Para fazer pedido do vidro para a têmpera, o vidraceiro terá de informar o tamanho do vão, a espessura e a cor do vidro, se a janela ou porta terá um ou dois vidros móveis e qual a altura desejada para os puxadores. As têmperas já conhecem as medidas dos vidros para janelas e portas. Depois disso, só precisa adquirir os puxadores e a fechadura, se for instalar uma porta; ou os puxadores e os trincos, no caso de uma janela.

Acompanhe, na seqüência, a aplicação de um kit-instalação Alclean em uma janela, feita pela empresa Casa, Vídeo e Ambiente, que também cedeu os vidros para as fotos.

Confira abaixo o passo a passo da instalação

  1. Passo 01

    DSC02568O primeiro passo é tirar as medidas do vão em quatro pontos, sendo dois na horizontal e dois na vertical. Em seguida, adquirir o kit-instalação Alclean na medida desejada, os vidros temperados, o trinco e o puxador.
  2. Passo 02

    Desembalar o kit, organizando todos os componentes para a instalação.
  3. Passo 03

    Medir o vão e cortar os excessos dos perfis guia e trilho superior.
  4. Passo 04

    Colocar a escova de vedação no perfil guia.
  5. Passo 05

    Instalar o perfil guia com parafusos. É importante fixar os parafusos do perfil guia na canaleta destinada aos vidros fixos.
  6. Passo 06

    Mede-se e corta-se o perfil U apoiado na guia até a altura total da janela. Esse primeiro corte serve para permitir o alinhamento do trilho superior com a guia.
  7. Passo 07

    Com um nível manual, aprumar o perfil, para garantir que a janela ficará nivelada. 
Observar qual será o alinhamento correto do trilho superior e fazer uma marca com lápis. Esse procedimento deve ser utilizado para os dois lados da janela.
  8. Passo 08-09

    Após verificado o prumo, afixar o trilho superior. Aparafusar no vão o trilho superior com parafusos. Num vão com até 2 metros é possível executar-se essa tarefa sem ajuda. Acima dessa medida é preciso um ajudante para segurar o perfil.

    Depois do trilho superior instalado, mede-se e corta-se pela segunda vez o perfil U lateral para ajustar esse perfil encaixado no trilho superior.

  9. Passo 10

    Faz-se a instalação dos perfis U nas laterais com dois furos e aparafusamento de cada lado.
  10. Passo 11

    Fixado o quadro, a segunda parte é o posicionamento dos vidros fixos. Colocar as duas cunhas de regulagem embaixo do local de cada um dos dois vidros fixos, evitando que o vidro seja posicionado diretamente na guia do alumínio.
  11. Passo 12

    Posicionar o vidro sobre as cunhas e empurrá-lo em direção ao perfil U. Nesse momento, uma cunha fica embaixo do vidro e outra exposta. Com a ajuda de um estilete, posicionar a segunda cunha embaixo do vidro até que este fique alinhado.
  12. Passo 13

    Depois dos dois vidros fixos encaixados, observa-se o paralelismo dos dois. Toma-se as medidas inferior e superior para verificar-se o alinhamento e o prumo. Se for necessário alterar o prumo, é quebrada a cunha para se fazer os ajustes na altura; se não for suficiente, utilizar um calço de madeira. É importante que os vidros fixos fiquem perfeitamente paralelos na parte central, pois na parte lateral o desnível é absorvido pelo perfil U lateral, que possui 22 milímetros no caso do kit Alclean, exatamente para permitir esse recurso.
  13. Passo 14-15

    Depois dos paralelismos observados e corrigidos, já se pode fazer a montagem dos vidros de correr. Uma dica é no momento de se colocar as roldanas, deixá-las na metade do furo, para poder ter alguma tolerância de ajuste.
  14. Passo 16

    Encaixam-se as duas folhas e alinha-se seu posicionamento pela roldana, cuidando para que, no transpasse, as folhas de vidro fiquem alinhadas em perfeito paralelismo.
  15. Passo 17

    Instalar, com uma furadeira e parafusos, os limitadores das roldanas nos cantos, que irá delimitar a abertura máxima da janela.
  16. Passo 18

    Logo em seguida, medem-se as distâncias dos transpasses. Posicionar as folhas móveis fechadas, de modo que a mesma distância do transpasse de uma deve ser igual à de outra.
  17. Passo 19

    Abre-se um dos vidros e padroniza-se, com o limitador da roldana, a parada da porta. Depois afasta-se uma das portas e fixa-se o limitador por baixo do trilho com uma furadeira e parafusos.
  18. Passo 20

    O perfil de transpasse (opcional) é encaixado no vidro fixo sob pressão.
  19. Passo 21-23

    Depois disso, vem a instalação dos puxadores e do trinco.
  20. Passo 24

    Encaixe, em seguida, o perfil clique, para fechar a canaleta inferior e proporcionar um melhor acabamento.
  21. Passo 25

    Em seguida, encaixe a capa do perfil superior sob pressão. Para fixar a capa ao trilho superior, nunca se deve bater o martelo de metal ou borracha diretamente na capa. Usar sempre uma proteção, de preferência madeira revestida com pedaço de carpete. Bater o martelo nessa madeira para que esta assente a capa sem amassá-la.
  22. Passo 26

    Por último, é feita a vedação de silicone em todo o perímetro da janela, por dentro e por fora

Artigos Relacionados

26 Comments

    1. elmo

      A Alclean possui também esse kit, chama-se Kit para fachadas glazing. Entre em contato com essa fabricante.

      Reply
  1. J augusto

    Gostei muito das dicas, mas como faço p adquirir um kit p janela 2,40 comp x 1,18 alt. Mais o projeto do vidro de 8mm, e suas furacões q nelas serão feitas, ou e só levar o kit na fábrica e as med dos vão?

    Reply
  2. Fabiano

    Bom dia!
    Gostaria de saber se posso fazer o cadastro com pessoas físicas.
    Gostaria de mais informações sobre
    Compras
    entregas
    Formas de pagamento.

    Reply
  3. milton lino dos santos

    Guais os fornecedores para vendas dos kits aclean na baixada santista

    Reply
  4. Victor

    Bom dia,

    gostaria de solicitar um orçamento para 4 janelas de 1,50 L x 1,00 altura,
    para Brasilia.

    Como faço?

    Obrigado

    Victor

    Reply
  5. Victor

    ola,sendo mais especifico:
    quanto custa janela de 1,50 x 1,00 em vidro Branco de 8mm, com duas folhas corrediças móveis ( são duas chapas de vidro, os rodizios, e os ferrolhos certo!?), .

    Reply
  6. Gilberto vieira

    Sr Sergio boa noite. sou de Pernambuco queria saber se tem como chegar ate aqui o material fora os vidros , para uma janela de 1,20 aut/1,70comp pergunto ao Sr se e melhor eu colocar 02 vidros fixo e 02 corrediço. ou monto o vao todo com 02 duas folha de vidro corrediço .muito obrigado e estarei esperando pela sua resposta.

    Reply
  7. Wellington Honorato da silva

    Meu amigo ,eu estou começando nesse ramo agora e quero saber como funciona a compra e entrega desse produto!

    Reply
  8. Rogério Machado

    Boa tarde! Pode me enviar o orçamento do kit de uma janela de 1.20 de altura x 1.40 de comprimento com duas folhas fixas e 2 móveis, vidro incolor com fechadura branca sem chave. R.j.

    Reply
    1. elmo

      Aqui na revista Tecnologia & Vidros não temos vidraceiros. Solicite orçamento à vidraçaria mais próxima de você.

      Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *