Kit Pia: montagem passo a passo

Um kit que pode ser usado para fechamentos de pias, vãos de armários de concreto e vitrines é a novidade da Alclean

Kit Pia é o lançamento da empresa paulistana Alclean para solucionar um problema dos vidraceiros detectado em conversas informais. Estes não encontravam uma solução eficaz e barata para fechar o vão em baixo das pias de cozinhas e banheiros.

A novidade é composta por quatro tipos diferentes de perfis e diversos acessórios. Com eles mais o vidro temperado o vidraceiro monta a obra. Ele está disponível nas cores natural fosco, branco, bronze, preto e brilhante; as medidas dos alumínios variam de meio em meio metro na largura (kits de 1m a 3 m). O Kit Pia tem dois padrões de altura: 1,20 m e 2,40 m, pois ele também é aplicável para fechar vãos de vitrines, armários de concreto e outros.

Segundo o diretor comercial da Alclean, Ronaldo Koloszuk, existe grande potencial para esse lançamento: “Os nossos clientes, que já compram os outros produtos da Alclean, estão constituindo grandes estoques para o lançamento, pois entendem que haverá grande demanda para o produto. A tendência da construção civil para 2010 está voltada para a construção de casas populares e com esse lançamento a Alclean reafirma a sua postura de pioneirismo e de sempre buscar a inovação”, diz.

A Revista Tecnologia & Vidro acompanhou a montagem de um kit passo a passo para mostrar aos vidraceiros a facilidade de instalação do produto. Acompanhe.

Passo 01 ao 11

PASSO 01
O kit é fornecido em embalagem lacrada já com todos os acessórios.

PASSO 02
O passo inicial para a montagem é medir o vão e fazer o pedido dos vidros para a têmpera. Os vidros devem ser encomendados da seguinte forma: Após a medição do vão, divida a largura por dois e acrescente 50 mm para cada uma das duas peças para o transpasse. Da altura subtraia 30 mm. O vidro temperado deve ser pedido na espessura de 6 mm sem furação. No caso, utilizamos um vidro impresso pontilhado.

PASSO 03
Ao desembalar o kit confira se todos os componentes estão presentes. O kit é composto de perfis U para as laterais (AL 045), perfil guia para a parte de baixo (AL 403), trilho superior (AL 402) e perfil H (AL 401) para ser colado no vidro.

PASSO 04

Os acessórios são: roldanas ajustáveis, escova de vedação, tampa de acabamento do perfil H, buchas, parafusos e puxadores autoadesivos.

PASSO 05
A instalação tem início cortando-se o perfil guia na medida exata do vão.

PASSO 06
Fura-se o perfil guia em pelo menos três pontos.

PASSO 07
Fura-se o piso para se instalar esse perfil.

PASSO 08
Encaixa-se a escova de vedação no perfil guia.

PASSO 09
Aplicam-se as buchas e aparafusa-se o perfil na base do vão.

PASSO 10
Em seguida corta-se o perfil H no tamanho da largura de cada um dos vidros.

PASSO 11
Encaixe duas roldanas do kit para cada uma das peças.

Passo 12 ao 23

PASSO 12
Fixe-as próximas das extremidades do perfil.

PASSO 13
Teste o conjunto fazendo-o deslizar sobre o perfil guia.

PASSO 14
Aplique silicone no perfil H e encaixe-o na base da peça de vidro, lembrando que a parte lisa do vidro deve ficar para o lado de fora da pia.

PASSO 15
Encaixe as tampas de acabamento do perfil H.

PASSO 16
Corte o trilho superior na medida da entrada superior do vão. Corte duas peças de perfil U na altura do vão.


PASSO 17
Posicione as duas peças de vidro e perfil H nas canaletas do perfil guia inferior.

PASSO 18
Apóie o perfil superior sobre as duas peças de vidro fazendo com que cada peça se encaixe em suas devidas canaletas.

PASSO 19
Enquanto segura todo o conjunto em posição, aplique silicone em toda a extensão do perfil superior.


PASSO 20
Empurre todo o conjunto de forma a fechar o vão e posicione os perfis U nas laterais do vão, de forma que o vidro se encaixe neles quando fechados.


PASSO 21
Por segurança é opcional a aplicação de um parafuso extra na parte de cima.

Retire o liner dos puxadores, limpe o local onde será aplicado e aplique-os na posição desejada


PASSO 22
Ao final é só vedar todo o conjunto com silicone e fazer a limpeza.

PASSO 23
A largura máxima recomendada pelo fabricante é de 3 metros. Vale lembrar que se algum projeto especial necessitar de vidros maiores do que os recomendados (1,5 m de largura + transpasse) esse problema pode ser solucionado no momento de se fazer o pedido. A Alclean mandará roldanas adicionais, desde que seja informada com antecedência.

Para mais informações: Entre em contato com a empresa no e-mail alclean@alclean.com.br.

Artigos Relacionados