MAIS UM POUCO SOBRE ANCORAGEM

Nesta terceira matéria abordando o tema ancoragem o time de especialistas que reunimos, formado pelo arquiteto e gestor comercial da Hartbau, Carlos Aldidran, pelo engenheiro calculista e diretor da RCM Estruturas Metálicas, Raimundo Calixto e pelo consultor de esquadrias e diretor da Refilar, Rivônio Cordeiro abordam algumas questões sobre chumbadores.

CHUMBADORES E MATERIAIS BASE

A partir da sequência de matérias sobre chumbadores recebemos alguns questionamentos sobre os materiais base que recebem a fixação dos chumbadores como vigas, lajes e outros. Nesta edição queremos apresentar alguns casos que geralmente acontecem em obras e propor algumas soluções mais indicadas para tais problemas.

SITUAÇÃO 1

Parede de concreto com pequena espessura

 

Caso 1 – Digamos que o comprimento do chumbador indicado pelo fabricante seja igual ou bem próximo da espessura da parede. Neste caso há risco de a parede ter sua face oposta à fixação do chumbador rompida criando um ponto de corrosão. (Fig. 01). O ideal é que a espessura da parede tenha sobra de, no mínimo, o capeamento do concreto que normalmente é de 30 mm. (Fig 02) Caso isso não seja possível a melhor solução é criar uma espécie de “sanduíche” na parede instalando duas chapas e colocar o parafuso passante atravessando toda a espessura da parede. (Fig 03).

 

Sanduíche em paredes finas é a solução em diversos casos

SITUAÇÃO 2

Fixação na borda de viga

Quando a fixação ficar bem próximo da borda da viga (Fig 04) há risco de rompimento causando instabilidade na fixação do conjunto. (Fig. 05). Neste caso o ideal é afastar ao máximo da borda obedecendo a regra de distância indicada pelo fabricante, caso contrário, outra solução seria consultar ao fabricante a possibilidade de aumentar o número de chumbadores para distribuir melhor as cargas. (Fig 06).

SITUAÇÃO 3

Emboço demasiadamente espesso

Há situações em que, por algum motivo, o emboço (ou camada inicial de argamassa, ou de cal, na parede, e que serve de base ao reboco) fica muito espesso e o comprimento do chumbador não alcança o mínimo indicado pelo fabricante de penetração no concreto. (Fig 07). Neste caso o ideal a fazer é consultar o fabricante para especificar um comprimento maior para o chumbador (fig. 08).

Diversas situações podem comprometer a ancoragem

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp