02 Fevereiro 2009

Motoqueiro x motociclista

A diferença entre motoqueiro e motociclista é que o motoqueiro geralmente utiliza a moto para desempenhar seu trabalho. Já o motociclista utiliza o veículo como meio de locomoção, de lazer ou hobby.

O grupo declarou que, da mesma forma, a paixão pelo setor vidreiro não tem muita explicação. Descrevem como um vírus que penetra no sangue do vidraceiro e faz com que ele se sinta pertencente aquele meio para toda sua vida.

A prática do motociclismo é um contraponto à atividade do vidraceiro, que suporta uma rotina desgastante emocionalmente e sempre atua em um espaço limitado.

Os motociclistas se autodenominam fanáticos por velocidade e amantes da liberdade e da natureza. Para definir melhor o sentimento dos motociclistas acompanhe abaixo algumas frases retiradas do site de um moto-clube:

"Motociclistas - duas rodas e um sonho em perfeita sintonia.”

“Moro no mundo, passeio em casa!”

"A linguagem da moto é universal, pois o motociclista sabe o que o outro pensa e sente."

"Não temos asas porque uma moto basta para nos fazer voar!"

“Quando viajo de carro aprecio a paisagem... Quando viajo de moto faço parte dela."

"Há um grande risco de andar de moto...viajar demais!"

"Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!"

"De moto: ou eu encontro o caminho, ou eu abro um."

"Motociclista não precisa de um dia para comemorar a independência, ele a comemora todos os dias."

"Para os pássaros Deus deu duas asas, para o homem duas rodas!"

Galeria de fotos

Compartilhe esta notícia

Comentários (10)

  • Wagner Barros

    Wagner Barros

    03 Julho 2012 às 00:55 |
    Por que as pessoas inventam tanto? Caríssimos, por favor! MOTOQUEIRO e MOTOCICLISTA referem-se às pessoas que conduzem moto, parem de tentar inventar um novo sentido para as palavras porque isto é especialidade de linguísticos e de ninguém mais.
    A palavra motocicleta é sinônima da palavra motoca, da mesma forma que motociclista e motoqueiro.

    http://paganicum.blogspot.com.br/2012/07/motociclista-x-motoqueiro.html
  • darleno doo espirito santo

    darleno doo espirito santo

    25 Abril 2012 às 14:13 |
    o nomade tenho 68 anos e nen 1 osso quebrado piloto des dos 16 possuo uma moto modelo custon e viajo quase todos os finais de semana em duas rodas andei pela argentina paraguay e bolivia tenho uma bagajem de esperiencia enorme quero fazer amizade com motociclista de ambos os ****s e uma provavel viajem para macho picho no peru aguardo contato
  • ana

    ana

    21 Janeiro 2012 às 19:16 |
    Amo muito tudo isso Putz moto eh minha paixao, e eu amo tudo que envolve isto, por isso o post, valeu mesmo!!!
    Ass.. motokeiraz trakinas
  • Inferno

    Inferno

    20 Janeiro 2012 às 16:41 |
    hahahahahahaha
    Vcs já viram como aqueles favelados motoqueiros andam desgovernadamente nas ruas???
    Motoqueiros sao funkeiros,pagodeiros....
    Motociclistas sao aqueles que aparecem nas ruas com motos customizadas,normalmente adeptos do Rock e Heavy Metal.
    ODEIO MOTOQUEIROS
    VIDA LONGA AOS MCS
  • DILL

    DILL

    28 Outubro 2011 às 16:20 |
    MOTOQUEIRO nÃO SEI QUEM FOI QUE FALOU AQUELA BOBAGEM QUE MOTOQUEIRO É QUEM UTILIZA A MOTO PARA DESEMPENHAR SEU TRABALHO , ENTÃO A POLÍCIA RODOVIÁRIA (PRF) NÃO TEM MOTOCICLISTAS, TEM MOTOQUEIROS DA PRF.

    NA VERDADE ANTIGAMENTE, POR VOLTA DOS ANOS 70 E 80, ERA JUSTAMENTE O CONTRARIO,MOTOCICLISTAS SERIAM OS PROFISSIONAIS, POLICIAIS(PRF,PE E PM), OS DO GLOBO DA MORTE(CIRCO), ETC. E MOTOQUEIROS ERAM OS QUE TINHAM MOTO POR OPÇÃO DE PRAZER E TRANSPORTE.
  • CESAR

    CESAR

    23 Julho 2011 às 06:46 |
    motoqueiro Eu piloto moto desde 16 anos, fugia de vias onde poderia ter fiscalização, lógico, não era habilitado, isso acontecia nos anos 80, quando completei 18 anos comprei minha 1ª moto, ML125, nesta época meu pai teve que assinar uma autorização, exigência legal, contrariando minha mãe, pois tinha menos de 21 anos, depois disso progredi com motos mais potentes , quando casei, a 1ª vez, minha moto se transformou em fogão, geladeira, sofá, etc..., fiquei um tempo sem moto, logo depois separei, aí novamente comprei uma moto, tive algumas de grande porte, outras nem tanto, e períodos com e sem moto, físicamente, mas sempre com as duas rodas no coração.
    Eu já beirando os cinqüenta anos, minha filha usou o termo MOTOQUEIRO e foi censurada no meio de meus amigos, eles dizendo que eram MOTOCICLISTAS e não MOTOQUEIROS, ela ficou sem entender (acho que nem eles entendem sobre o que falam), pois o termo MOTOQUEIRO sempre foi utilizado, na minha casa, sem tom pejorativo. Então, eu que já tinha essa dúvida sobre esse conceito, resolvi pesquisar.
    Assim como já dizia Rita Lee, roqueiro sempre teve cara de bandido , MOTOQUEIRO também, e sim, tinha cara e exemplos, Hells Angels, na Wikipedia gangue de MOTOCICLISTAS , envolvidos em diversos tipos de crimes, e quem conhece a história, sabe de ALTAMONT/ROLLING STONES.
    Então....,, quem pilotava uma moto sempre foi taxado de bandido, maconheiro , etc., e esse conceito se manteve durante anos, até que a motocicleta começou a fazer parte do cenário urbano como veículo, o governo da época (final dos anos 80), com a intenção de conscientizar sobre segurança sobre duas rodas, dividiu os condutores entre MOTOCICLISTA e MOTOQUEIROS, quem conduzia a moto respeitando todas as leis de transito seria o MOTOCICLISTA e quem não o fizesse seria o MOTOQUEIRO, marginalizando assim o termo MOTOQUEIRO.
    Analisando a historia, o fato da marginalização por parte do estado teve pouca importância, posteriormente com governo COLLOR, com a facilidade de importação, começaram a aparecer novos MOTOCICLISTAS , motos importadas, caríssimas, claro, ninguém com menos de 32 dentes (Titâs) poderia ter uma.
    O que acontece, a moto cai no gosto popular, de repente o que era marginal, passa a ser demonstração de status, o mercado vê o novo cenário, e investe, cada vez motos mais caras e sempre um modelo novo, e aí SENHORES que nunca foram MOTOQUEIROS, se tornam MOTOCICLISTAS, atrapalham o trânsito, não sabem deitar numa curva, quando viajam levam a moto num reboque, não caem, derrubam a moto.
    Mas como nós MOTOQUEIROS, na praia andam de sunga na moto, sem nenhum aparato de proteção, bebem e depois pilotam, a diferença básica, é que eles sempre serão velhos, e nós, independente da idade, SEMPRE SEREMOS MOTOQUEIROS.
    MOTOQUEIRO, GRAÇAS A DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Lomanto Lacerda

    Lomanto Lacerda

    24 Junho 2011 às 15:25 |
    Motoqueiro X Motociclista Essa definição de motociclista e motoqueiro não tem nada haver com a realidade.
    Todos os dicionários são unânimes em afirmar que motociclista e motoqueiros são a mesma coisa, ou seja, condutores de motocicleta.
    Dentro do mundo do motociclismo utilizamos o termo motociclista para todos os que respeitam as leis de trânsito, conduz a motocicleta com responsabilidade moral e ética em harmonia com toda sociedade. O motociclista pode ser o moto estradeiro, membros de moto clube, ou moto profissional: mototaxistas, motofretistas ou o indivíduo que utiliza a motocicleta como um mero meio de transporte. Já o motoqueiro pode estar em qualquer uma dessas categorias do motociclismo, mas o que o diferencia do motociclista é que ele é egoísta, não respeita as leis de trânsito, não tem amor aos outros nem a si próprio.

    Lomanto Lacerda
    Presidente do Sindimoto Sul Bahia
    Editor do Jornal Moto Legal.
    e-mail: jornal@motolegal.com
    www.motolegal.com
    • andre de souza

      andre de souza

      05 Fevereiro 2012 às 09:37 |
      sem duvidas caro colega LACERDA tenho 2 motos faço parte desta corja de motoquiros pois moro em uma cidade pequena nao tem semaforo nem muita restriçoes ao transito gosto muito de viajar de moto mas quando saio de minha cidade transformo em um motociclista ando de moto a uns 18 anos e ainda nao sofri acidentes nem quedas..quando todos motoqueiro se transfomaren em motociclista vai diminuir consideravelmente os acidentes...abraço
  • oliveira

    oliveira

    12 Abril 2011 às 11:16 |
    ola amigos :evil: ola amigos tenho uma cb300 e tenho vontade de sair num paceio de moto gostaria de partesipar me convia gostaria muito ate
  • Valdemar O.dos Santos

    Valdemar O.dos Santos

    26 Maio 2009 às 18:57 |
    Vento no Peito Olá amigos apaixonados por motos, eu também tenho uma grande paixão pelas mesmas. A muito tempo possui uma, pequena, mas fora como se eu estivesse voando sem asas, muitas viagens eu fisse é calro curtas mas foram inesquecíveis.
    Vendi a mesma, com muita dor no coração diga-se de passgem, par podr concluir a minha faculdade, agora que estou formado, se Deus quizer pretendo adiquirir outra e nos minha folgas poder curtir novamente o vento batendo no peito,onde eusentia estar em sintonia com a natureza!

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante. Login opcional abaixo.