18 Dezembro 2009

Instalando a Fachada Gold Star

Gold Star é o nome utilizado para denominar o sistema inédito de fachada de vidro temperado que foi instalado pela primeira vez no Brasil em julho

DETALHEGold Star é o nome utilizado pela Contempera, de São Paulo, para denominar o sistema inédito de fachada de vidro temperado que foi instalado pela primeira vez no Brasil em julho, na nova sede da própria Contempera. Trata-se de uma instalação feita com o sistema Star Glass, produzido pela JSD, que utiliza colunas também de vidro.
A diferença principal é que o Gold Star utiliza as rótulas incrustadas no vidro temperado pelo processo de furação cônica e posterior laminação dessa lâmina. Com isso, o parafuso rótula do sistema fica embutido no vidro, sem visão de material metálico pelo lado de fora da fachada.
Cláudio Passi, diretor da Contempera, explica: “As rótulas estão fixadas incrustadas na face três da laminação com resina acrílica Uvekol. Dessa forma, o aparafusamento e o esforço mecânico se concentra na chapa interna, que é temperada, ou seja, as faces três e 4. No caso, compomos as faces um e 2 do laminado com um vidro refletivo comum. Dessa forma, de dia a fachada dá uma nuance bastante sutil de um vidro refletivo, mostrando levemente o interior do ambiente. De noite ela é totalmente transparente e limpa”.
Segundo Cláudio, um montador de temperado profissional, estudando o projeto, pode montar sem dificuldades esse tipo de fachada.
O primeiro passo para a montagem de uma instalação com o sistema Gold Star é a preparação do projeto de acordo com a medida do ambiente. É preciso dimensionar e calcular a resistência do conjunto. Os pontos de fixação das colunas de vidro, tanto os inferiores quanto os superiores, devem ser bastante estáveis (sólidos) para garantir uma perfeita fixação da fachada.
Na instalação acompanhada por esta reportagem um dos objetivos era o de mostrar as ferragens, as colunas e as peças de fixação em grande quantidade. Por isso decidiu-se utilizar folhas com a dimensão de 1,90 m de altura por 1,60 m em cada peça. O local onde a fachada foi instalada possui 3,80 m de altura. Decidiu-se dividir os vidros que comporiam a altura ao meio, tomando-se o cuidado de evitar que a linha horizontal das divisões das chapas não ficasse na altura dos olhos.
Se não houvesse a opção de mostrar as ferragens poderia-se utilizar na largura total, de 6, 40 m, apenas dois panos de vidro. Ou seja, em vez de usarem 4 folhas de vidro na largura, poderiam utilizar somente duas, com 3,20 m de largura. “Superestimamos a questão resistência nesta montagem, porque a coluna tem uma largura de aproximadamente 35 cm, produzida com laminados de temperados na espessura total de 13 mm”, afirma Cláudio. As colunas foram feitas com peças laminadas sem emendas, com 3,80 m de altura.
Com a definição das medidas dos panos é feito o detalhamento do projeto, incluindo os cortes horizontais e verticais, os níveis e a posição de prumo. Define-se nos encontros de vidros o que é passante e o que é colante e outros detalhes. Tendo todos esses requisitos no papel, são dadas as folgas, seguindo o projeto das fixações das ferragens. Obtendo as medidas por vidros, com suas furações, a produção das peças está liberada. No caso dos vidros, eles podem produzidos em prazo que varia de 7 a 10 dias, já laminados e com as rótulas incrustadas.
Cláudio explica que a Contempera pode auxiliar o profissional instalador de vidros temperados nessa fase inicial de seguir o projeto, eliminando possíveis dúvidas. Com ferragens e vidros nas medidas exatas em mãos começa o desafio da montagem.

 

 

01Meça e determine os locais das ferragens de fixação das colunas, observando o prumo e o esquadro.Faça as furações e fixe as ferragens na estrutura.

 

 

 

 

 

 


02Depois disso vem a fase de colocação dos vidros. Primeiramente fixe os vidros das colunas, encaixando e aparafusando em seguida as ferragens na coluna de vidro. Em todo o processo é preciso verificar-se o prumo e o esquadro, principalmente porque, nesse projeto existe o encontro de duas faces em 90 graus.

 

 

 

 

 


0305Cada coluna está fixada em quatro pontos com aparafusamento em bucha metálica, tanto superior quanto inferior. Dessa forma, ao mesmo tempo em que mantém ereta a fachada, o contraventamento criado pelos vidros com largura de 35 mm oferece grande resistência.

 

 

 

 

 

04

0506

 

 

 

 

 

 

 

Seguir o projeto à risca é um ponto fundamental para o sucesso da instalação. Fixe os suportes adequados a cada situação. Observe que existem fixadores diagonais com um, com dois e até quatro braços. Cada um deles tem sua função específica no projeto.

 

 

 

07Instaladas as colunas e os fixadores diagonais em suas exatas posições, começa a fase de colocação dos vidros que fecharão o vão.

 

 

 

 

 

 


08A equipe de montagem da Contempera optou por começar de baixo para cima, mas o suporte diagonal permite que a fachada seja montada também de cima para baixo. Elas suportam a fixação individual de peças sem apoio na intermediária. Não existem calços para esse tipo de montagem.

 

 

 

 

 


09Nas extremidades, tanto da parte de baixo quanto da de cima, os vidros foram apoiados em um perfil tipo U, de alumínio.

 

 

 

 

 

 

10O pano de vidro é primeiramente encaixado no perfil tipo U e nos furos dos suportes diagonais.

 

 

 

 

 

 


11Em seguida, com calços de madeira, é preciso nivelar o vidro para que fique na posição correta.

 

 

 

 

 

 

 

Colocado o vidro na posição correta é feito o aperto da ferragem, com ferramenta especial:

 

 

 

 

 

 

192021

 

 

 

 

 

 


Instalados os vidros inferiores, passou-se, no caso, para a instalação dos superiores. Para isso foi preciso montar os andaimes e utilizar-se das cintas de segurança.

 

 

 

22Os vidros são levados ao local de instalação, com a ajuda de ventosas para facilitar o levantamento das peças.

 

 

 

 

 


Ao final do processo é feito a vedação dos vãos com silicone neutro transparente e a fachada está pronta:

 

Compartilhe esta notícia

Comentários (19)

  • MARCOS

    MARCOS

    24 Maio 2012 às 20:30 |
    Curso de Vidraceiro Sou de Campinas e gostaria de fazer um curso de Vidraceiro. Não encontrei nenhum pela minha Região. Os snhrs tem curso On line, ou algo do Tipo ou conhece algum curso Nas proximidades de campinas S.Paulo.
    Obrigado
  • M.Martins Vidros

    M.Martins Vidros

    27 Abril 2012 às 16:34 |
    Treinamento Olá, gostaria de saber se vocês dão algum tipo de treinamento.
  • edemar rodrigues

    edemar rodrigues

    05 Dezembro 2011 às 22:20 |
    fachada gostaria de saber se fazem fachada de predio ino dustrial,tipo pele de vidro.
    gostaria de saber o preco do metro colocado, com os caixilhos de aluminio... tenho uns 350mts quadrados para fazer em sao bernardo.
  • marcio

    marcio

    25 Agosto 2011 às 14:08 |
    gostaria de mas informações sobre esta montagem passo apasso pos trabalho c/ vidros e estruturas fico no aguardo.
  • eloir antonio bogler

    eloir antonio bogler

    28 Junho 2011 às 20:36 |
    material gostaria de receber informaçoes sobre instalaçao de fachadas
  • robson lins alves

    robson lins alves

    24 Junho 2011 às 14:31 |
    fachada gostaria de saber se ha algum dvd com estalaçao de fachada de vidro temperado
  • Solange Zanettin

    Solange Zanettin

    23 Maio 2011 às 23:03 |
    Material Boa noite, gostaria de mais informações sobre utilização de vidros nas fachadas. Se puder, favor encaminhar-me materiais informativos.
    Grata,
    Solange
  • renato pereira da silva

    renato pereira da silva

    21 Março 2011 às 11:20 |
    cursos de vidraceiro gostaria de fazer o curso de vidraceiro,mas auiem sao paulo so encontro no imirim,vcs poderiam me indicar algum curso
  • erlon

    erlon

    14 Março 2011 às 22:51 |
    Representaçaõ Sou micro empresario no ramo de vidros em Brasília,gostaria de receber informativos de produtos de inovações tecnologicas de sistemas para instalação de vidros,tais como em faxadas de predios,salas comerciais,interiores e etc...
  • marcos

    marcos

    26 Novembro 2010 às 12:39 |
    vidro gostaria de fezer um curso para colocar vidros. onde posso fazer?
  • luis

    luis

    13 Outubro 2010 às 21:32 |
    guarda-corpo sou vidraçeiro,gostaria de aprimorar meus conhecimento,fazer curso em instaçao de guarda-corpo,obrigado.
  • olivado santana

    olivado santana

    15 Setembro 2010 às 20:51 |
    Boa noite amigos! gostaria de saber se vocês tem representante em salvador bahia se teve poderiam mim fornece o contato para mim especializa nesta técnica obrigado espero contato deus lhe abençoei
  • João Batista da Silva

    João Batista da Silva

    29 Agosto 2010 às 22:21 |
    fachada de vidro GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL EXPLICATIVO PARA INSTALÇÃO OU COMO FAZERUM CURSO PARA INSTALAÇÃO.
    OBRIGADO
  • andre de souza

    andre de souza

    02 Agosto 2010 às 21:19 |
    orientaçao :whistle: gostaria de receber algum tipo de material de colocaçao de portas e janelas d vidros.
  • andre de souza

    andre de souza

    02 Agosto 2010 às 21:18 |
    material de orientaçao gostaria de recebe algum material de orientaçao para colocaçao de portas e janelas de vidros.
  • Fabricio

    Fabricio

    17 Junho 2010 às 14:26 |
    Curso Vocês possuem algum curso de instalaçao com vidros?
    aguardo retorno Obrigado!
  • Edivelto

    Edivelto

    03 Abril 2010 às 11:34 |
    Gostaria de receber algum curso que fale tudo sobre vidros, desde colocação em uma janela até fachadas.
    Obrigado.
  • edivelto

    edivelto

    03 Abril 2010 às 11:32 |
    curso Gostaria de receber um curso completo e relação a vidros, desde colocação em uma janela até fachadas.
    Obrigado.
  • GMV Serviço

    GMV Serviço

    19 Março 2010 às 14:47 |
    Ivan Boa tarde
    Gostaria de receber cataligo de ferragem de voçeis e tabala de perço para GMV Serviço endereço
    Av. Dom José Tupinamba da Frota,939 Centro Sobral Ceará CEP. 62010-290

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante. Login opcional abaixo.