16 Dezembro 2009

Passo a passo Ed7: Fixação de vidros com fita adesiva

Pode parecer até ato de irresponsabilidade ou um serviço feito provisoriamente, ou seja, o conhecido “serviço quebra-galho”. Entretanto, fixar vidros com fita adesiva é uma realidade e um trabalho altamente profissional, embora seja uma técnica pouco conhecida da maioria dos empresários vidreiros nacionais.
A 3M do Brasil é a única fornecedora das fitas especiais dupla-face utilizadas para esse serviço, denominadas fitas VHB. Elas são fornecidas diretamente pela empresa, ou por um de seus representantes credenciados, após técnicos da 3M realizarem um detalhado acompanhamento. A empresa indica o produto mais adequado a cada situação e avalia onde será empregado o material, em que condições e como será instalado, para que ofereça a segurança necessária para os usuários finais da obra.
Existem diversos modelos de fitas VHB. Algumas são transparentes e finas e são utilizadas para aplicações simples de vidros em móveis. Outras possuem a cor branca e são utilizadas para fixação de vidros em ônibus, por exemplo. Vamos nos atentar, nesta edição, ao tipo de fita VHB utilizada como substituta do silicone estrutural na fixação de vidros em caixilhos de alumínio - a fita 4972, com espessura de 2 mm que, na maioria dos casos, possui espuma acrílica de cor cinza.
A principal vantagem da montagem de caixilhos com fitas VHB é a aplicação rápida, limpa e simples, reduzindo consideravelmente os custos de montagem. Logo depois de instalado o vidro no quadro, o conjunto já pode ser instalado na obra, sem a necessidade de aguardar qualquer tempo para a cura do adesivo.
Sua desvantagem, com relação ao silicone estrutural, é a exigência de que, na montagem de fachadas glazing, o quadro de alumínio possua uma borda que encaixe o vidro e o suporte, evitando que este deslize sobre a fita depois de instalado.
Acompanhe, na seqüência abaixo, o procedimento correto para aplicação da fita VHB 4972 no sistema estrutural glazing.

1Primeiramente é necessário uma mesa para aplicação da fita. Essa mesa deverá ter dimensões próximas às do perfil a ser fixado, porque o aplicador deverá girar em torno da mesa, facilitando a aplicação. Suportes deverão ser colocados sobre a mesa, para apoiar o vidro. Esses suportes podem ser de madeira. Na foto foram utilizados bobinas de papel.
Verifique qual o lado do vidro onde a fita deverá ser aplicada. Normalmente, em vidro laminado, a fita é aplicada do lado contrário à etiqueta de identificação do vidro. Coloque o vidro nos suportes sobre a mesa, na posição adequada para que receba a fita.

 

 

2Para limpeza do vidro, use álcool isopropílico e pano branco que não solte fiapos como, por exemplo, malha ou gaze. Limpe o vidro com ajuda de dois panos: o primeiro, molhado com o álcool e o segundo, seco.

 

 

 

 

 


3Com movimentos circulares, passe o pano molhado e, em seguida, passe o pano seco, tomando o cuidado de não tocar as partes limpas com as mãos.

 

 

 

 

 

 

4Aplique um primer à base de silano, que deve ser preparado 8 horas antes do uso. Se o vidro tornar-se esbranquiçado, passe o pano seco para remover.

 

 

 

 

 


5A fita deverá ser aplicada primeiramente ao vidro. Para isso, posicione a ponta da fita na área onde vai ser aplicada e pressione. Evite que o restante da fita faça contato com a chapa.

 

 

 

 

 

 
6Pressione a fita contra a chapa, deslizando o dedo ou uma espátula sobre ela. Cuidado para que haja contato somente na parte pressionada.

 

 

 

 

 

 


7Evite possíveis formações de bolhas de ar. Se existirem bolhas, corte a parte prejudicada com estilete e aplique, no local, um novo pedaço de fita. Feche, dessa forma, todo o quadro.

 

 

 

 

 


8Em seguida passamos à fase de limpeza do perfil de alumínio. Para isso, use álcool isopropílico e pano branco que não solte fiapos. Repita a mesma operação utilizada na limpeza do vidro.Se existir pintura epóxi no perfil, torna-se necessário o uso de primer (P-8215). O primer  deve ter uma camada fina e constante, sem excessos.

 

 

 

 


9

 Com a fita aplicada ao vidro e o perfil limpo, posicione o vidro sobre os suportes, com a fita voltada para baixo. Remova as extremidades do liner, levante o perfil, verifique o alinhamento do vidro. Faça uma pequena pressão nas extremidades e então remova todo o liner.

 

 

 

 

 

11

10Faça uma pressão inicial com as mãos e depois, com ajuda de um alicate de pressão, faça uma pressão forte em todo o perímetro do quadro.Ao final do processo, faça aplicação de silicone estrutural neutro em todo o perímetro do quadro, para proteger o PVB da umidade e evitar infiltrações na obra. O silicone, neste caso, não tem a função de fixar o vidro - apenas de vedar o conjunto.Após o processo, os quadros prontos poderão ser estocados um sobre o outro ou apoiados à parede.

Compartilhe esta notícia

Comentários (2)

  • Adriana

    Adriana

    19 Maio 2012 às 20:11 |
    cor da fita Essa fita poderá ser encontrada em cor diversa da preta? Branca ou verde? Grata
  • Aecio Nunes

    Aecio Nunes

    16 Junho 2010 às 23:28 |
    Fixação de vidros com fita adesiva Gostei muito
    Obrigado

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante. Login opcional abaixo.