Vidraceiros mineiros em foco – Vidraceiro 1

Sagrada Família: setorização e produtividade

SONY DSCA Sagrada Família foi instalada em Belo Horizonte em 1987, entretanto, seu fundador, Geraldo Alves Maia, já havia montado outras vidraçarias, sendo a anterior instalada na cidade de Brasília (DF). Com o falecimento de Geraldo, em 2008, seus três filhos, Adriano, Andréia e Alessandra, que já trabalhavam no local com o pai, tiveram de assumir o negócio.
O primeiro problema que enfrentaram na ocasião foi suprir a ausência de Geraldo, que era profundo conhecedor do vidro e de instalação de temperados. Por sorte ele tinha um “braço direito”, Antonio, a quem havia treinado e que conhecia toda a rotina da empresa. Os irmãos optaram então por terceirizar o setor de instalações de temperados para Antonio, que criou a Vidroserv para prestar esses serviços. A ideia inicial foi que a Sagrada Família providenciaria os veículos, as ferramentas e as condições para que a Vidroserv atendesse aos serviços da Sagrada Família e que, faltando serviço, a terceirizada poderia atender a outras vidraçarias ou até mesmo clientes diretos. No entanto, o volume da vidraçaria foi crescendo desde 2008 a ponto da Vidroserv termos 100% de seus serviços fornecidos pela Sagrada Família. Já o atendimento de reposições de vidros e instalação de espelhos e boxes é feita por uma equipe de três funcionários registrados na Sagrada Família.

Com o sucesso dessa iniciativa decidiram também segmentar outros departamentos. Contrataram, por exemplo, uma profissional com formação universitária para cuidar do setor financeiro da empresa, incluindo contas a pagar e receber.

Sem as responsabilidades da instalação de temperados e do setor financeiro os três sócios passaram a se dedicar integralmente aos setores que consideram essencial na vidraçaria e com os quais possuem maior aptidão. Adriano ficou com o atendimento ao cliente, orçamentos e medições, Andréia com a coordenação da parte comercial, incluindo as vendedoras e Alessandra da parte administrativa e expedição, incluindo estoque, técnica e liberação dos instaladores para as obras. Os três contam com a ajuda de um total de mais 11 funcionários ou prestadores de serviços.

Com a segmentação das responsabilidades sobrou mais tempo para pensar no futuro da empresa. Foi então que passaram a investir em profissionais e iniciativas de longo prazo para obterem o crescimento desejado.

Em 2009 implantaram uma novidade inédita no ramo de vidraçarias. Contrataram os serviços de assessoria de uma empresa de marketing para ajudá-los a fortalecer a marca da empresa. A contratada criou um logotipo e toda a parte de papelaria, incluindo um catálogo de produtos e serviços. “Recebemos treinamento que nos mostrou que, quando nosso cliente procura a vidraçaria, procura um sonho: o de ver seu ambiente decorado da melhor forma, e ele almeja aquilo já vendo o resultado final em sua casa, por isso quer uma empresa que tenha um bom nome para prestar este tipo de serviço com bom acabamento”, descreve Andréia.

O resultado refletiu-se também na sede da empresa. Quem visita a loja encontra um local limpo (uma faxineira diarista limpa o local uma vez por semana) e bem organizado, apesar do espaço limitado. Na recepção, um balcão alto com banquetas e cadeiras recepciona os visitantes. Amostras de produtos e instalações decoram o local.

Em 2010 fizeram a implantação de um sistema informatizado de controle de todos os departamentos da vidraçaria, o Sinc Software, desenvolvido pela Web Glass (WG).  Alessandra descreve: “O sistema implantado na vidraçaria é on-line, ou seja, ele permite o acompanhamento onde quer que a gente esteja, com gráficos e relatórios diários. É um sistema abrangente, que inclui desde a venda, a parte administrativa, financeira, cadastros, perdas no corte e também apresenta todos os recortes de ferragens.”

Uma boa parte dos clientes da empresa é composta por arquitetos e designers de interiores. Segundo os sócios, são clientes que exigem atenção, acompanhamento próximo e qualidade.

As vendas de vidros dos últimos 12 meses foi mais que 50% maior que os meses anteriores. Parte desse volume veio das vendas realizadas nas tendas da Divinal, onde a empresa mantém diariamente Andréia e mais duas vendedoras: Elisângela e Sandra.

As tendas da Divinal funcionam da seguinte forma: em troca da exclusividade na utilização dos produtos da Divinal Vidros de Belo Horizonte, a empresa repassa os clientes que procuram a distribuidora diretamente a três vidraçarias instaladas em tendas no pátio da empresa, sendo a Sagrada Família uma delas. A escolha das três empresas atuais foi resultado de uma seleção inicial seguida de sorteio entre dezenas de empresas interessadas.

A distribuidora e transformadora Divinal Vidros, por sua vez, só revende diretamente ao consumidor final utilizando uma tabela de preços com valores sem descontos, bem superiores aos praticados na venda aos vidraceiros. Foi a melhor forma que a empresa pensou para não competir diretamente com seus clientes vidraceiros, porém, sem desprezar os clientes diretos que entram em contato diariamente com eles. “Na prática, os clientes que ligam diretamente para a fábrica descobrem que com a Sagrada Família eles terão o vidro instalado por praticamente o mesmo preço que teriam se fossem retirar na fábrica, sem instalação”, explica Andréia.

A frota da empresa é composta por dois caminhões Bongo e cinco saveiros, parte dela pertence à Vidroserv, que decidiu montar sua própria. Para a maioria das medições, Adriano utiliza uma moto, para fugir do trânsito quando vai fazer as medições. No dia da reportagem acompanhamos Andréia executando medição em um edifício para atender a um cliente especial, apesar de não ser essa sua rotina.
Para a montagem de esquadrias de alumínio a Sagrada Família mantém parceria com uma empresa terceirizada, que entrega o serviço com prazos que variam de sete a dez dias úteis. Da mesma forma, mantém parceria com uma empresa que faz o emolduramento de quadros, fotos e diplomas. “Temos só o mostruário dos tipos de molduras na loja, fazemos a venda e nosso parceiro fornece o serviço pronto no prazo de três dias úteis”, explica Alessandra. Outro serviço executado em sistema de parceria é o de aplicação de insulfilm.

Alessandra descreve da seguinte forma o projeto que realizaram: “Tivemos todo o cuidado com as implantações porque, quando se entra nessa questão dos investimentos não se consegue visualizar de imediato o lucro. Deste ano para frente é que estamos conseguindo, constatando que o aumento foi considerável. Nosso foco foi investir e formar uma equipe de vendas e de instalação qualificada, para conquistarmos qualidade e prazo de entrega. Hoje nós queremos reduzir toda margem de erro, damos oportunidades aos profissionais que temos e eu faço conferência de todos pedidos e de todos os projetos antes de encaminharmos eles para a fábrica. Foram estratégias adotadas que têm dado certo.”

A próxima etapa da empresa é capacitar a equipe para a instalação de peles de vidro e fachadas glazing. Os sócios já estão participando de treinamentos com esse objetivo.

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