Vidro ganha destaque nos shoppings brasileiros

Os arquitetos estão privilegiando o uso do vidro nos projetos de shoppings para favorecer a integração do ambiente com a realidade à sua volta

RIOMAR

Presentes em claraboias, passarelas, guarda-corpos e até mesmo nas fachadas, os vidros vêm sendo muito usados na construção civil. Ultimamente, eles estão ganhando um destaque especial nos empreendimentos de shoppings centers, nos quais os arquitetos estão se esforçando para promover a comunicação entre o interior dos centros de compras e o contexto ao redor da construção.

A GlassecViracon é uma das maiores transformadoras de vidros para a construção civil do país; e pode ser citada como um exemplo de como essa preferência dos arquitetos em favorecer o uso do vidro nos shoppings do Brasil vem contribuindo para a expansão do setor vidreiro. A empresa já forneceu vidros para, pelo menos, treze shoppings brasileiros, entre eles está o RioMar Shopping, localizado em Recife (PE), considerado o maior shopping da América Latina, com 295 mil m² de área construída e mais de 400 lojas.
A obra teve muitos desafios, como relembra a gerente de marketing da GlassecViracon, Claudia Mitne, ao citar a dimensão do empreendimento e suas características de grandes vãos, muita transparência e baixa reflexão, além da grande exigência pela excelência de desempenho do produto/serviço. No total, foram usados 17.200 m² de vidros, dos quais 30% são duplos insulados de controle solar Low-E serigrafados na cor azul e o restante de laminados (Low-E, incolor e temperado).

Mas os exemplos não param por aí. No Shopping Park Lagos, por exemplo, vão ser usados 4.250 m² de vidro. O empreendimento está sendo construído pela João Fortes Engenharia, em um terreno de 100 mil m², que fica às margens da Lagoa Araruama, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. No total, o shopping terá 38 mil m² de área construída, onde serão distribuídas as 198 lojas.

A obra começou em abril de 2012 e deve ser inaugurada em novembro de 2013. No projeto do shopping, estão previstas diversas claraboias, que vão explorar a iluminação natural, e um piso de vidro especial em um dos halls principais, onde estarão expostas réplicas de algumas das descobertas arqueológicas da região. “As especificações dos vidros foram feitas visando a eficiência dos mesmos em relação ao projeto de climatização. Buscou-se a otimização dos equipamentos de ar condicionado e consumo de energia elétrica”, explica Leonardo Neves, gerente de negócios da construtora. Assim, entre os vidros escolhidos para compor o projeto estão: laminado, laminado refletivo e duplo insulado. Confira as especificações solicitadas:

:: Marquise de Entrada: vidro verde laminado float 12mm (2x6mm PVB transparente).
:: Fachada em vidro (entrada): vidro laminado verde float sem reflexão 10mm PVB transparente.
:: Claraboias: Vidro laminado verde reflecta float 10mm PVB opaco; incolor 6mm; PVB Polar White; Reflecta Verde 4mm.
:: Piso Praça Sambaqui: Vidro incolor 40mm PVB transparente.
:: Claraboia Praça de Eventos: Vidro laminado reflecta float verde com PVB opaco.
:: Acesso aos Restaurantes e Bares (fachada): Vidro verde laminado float 12mm (2x6mm PVB transparente).
:: Para fachadas dos restaurantes: vidro cool lite SKN 154.
:: Praça de Alimentação: Vidro Duplo (Insulado) – Verde 4mm, PVB incolor, Cool Lite 154 SKN 6mm, Câmara AS 12mm, PVB incolor, Incolor 4mm.

Os vidros foram bem explorados nesse projeto para conectar a arquitetura do empreendimento à paisagem local, permitindo uma integração dos clientes do shopping com a lagoa. “O vidro é o elemento que permite este resultado mantendo a temperatura interna agradável. Ao caminhar pelos malls (corredores), os usuários têm contato visual com a paisagem”, explica Neves. Além disso, também foram usados espelhos d’água (internos e externos), como se a água da lagoa, que os consumidores estão vendo, estivesse presente no interior e ao redor da construção.

A caixa fechada já era

Desde o final dos anos 1990, os shoppings brasileiros vêm passando por uma readequação de layout. Segundo a Abrasce, os novos conceitos de empreendimentos no Brasil, como o open mall (corredor aberto), defendem a entrada de luz natural nos shoppings e de lojas abertas para jardins e ruas.
Essa realidade foi confirmada também pelo trabalho do arquiteto Paulo Baruki, que afirmou que o conceito do shopping como uma caixa fechada onde o consumidor não tem noção do
tempo, nem do espaço ao seu redor não existe mais.

Com 25 anos de profissão, sendo 18 dedicados aos shoppings centers, o arquiteto Paulo Baruki é responsável pelo projeto de pelo menos 30 empreendimentos no Brasil. Ele acredita na humanização dos espaços como uma forma de contextualizar o ambiente com a realidade do indivíduo. Neste sentido, o uso de vidros nos shoppings é fundamental, uma vez que quebra as barreiras do edifício, promovendo a integração entre o interno e externo.

No projeto em que Baruki está trabalhando atualmente, essa característica fica bem evidente. O Pátio Alcântara, empreendimento que a ABL Shopping está erguendo em São Gonçalo (RJ), terá 900 m² de vidro laminado nas vidraças laterais, para favorecer a comunicação entre os clientes do shopping e as pessoas que passam pelo grande calçadão de pedestres da região. “Como o pátio está sendo construído no grande centro de Alcântara, a intenção foi criar uma praça de convivência. Ele reconstruiu na cobertura uma praça física, mas as outras praças do pátio se comunicam visualmente com o calçadão”, explica Baruki.

ABL Alcantara Patio Externo
Pátio Alcântara está sendo construído pela ABL Shopping, em São Gonçalo (RJ). O centro de compras terá 900 m² de vidro.

 

Shopping com vista para hipódromo

O Jockey Plaza Shopping Center terá 4.500 m² tem vidro em suas instalações, que totalizam 200 mil m² de área construída. O prédio começou a ser construído neste último trimestre de 2012 e deve ser entregue em abril de 2014.

O empreendimento está sendo erguido em Curitiba, no bairro Tarumã, ao lado do Jockey Club do Paraná. Aproveitando-se da localização, o arquiteto Manoel Dória desenvolveu o projeto para que tanto a praça de alimentação quanto algumas lojas tenham vista para o hipódromo. “Essa foi uma das premissas do projeto. O usuário poderá observar os páreos, as corridas e os grandes prêmios”, ressalta.

Os vidros serão usados em claraboias, fachadas e guarda-corpos do shopping, favorecendo a entrada de luz natural e proporcionando leveza à construção.

Jockey Plaza
Jockey Plaza Shopping Center terá 4.500 m² de vidro. O empreendimento está sendo erguido em Curitiba.

Boom de Shoppings

O primeiro shopping inaugurado no Brasil foi o Iguatemi (SP), em 1966. Desde então, esse segmento vem crescendo consideravelmente, em termos de faturamento e empregos gerados. O mercado de shopping centers é responsável por 18,3% do varejo nacional e por 2% do Produto Interno Bruto.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 37 empreendimentos foram inaugurados no Brasil em 2012. No mesmo ano, o setor movimentou R$ 119,5 bilhões, registrando o crescimento de 10,65% em relação a 2011. “Alguns fatores contribuíram para o crescimento das vendas dos shoppings centers nesse período, entre eles: as medidas adotadas pelo governo como a redução dos juros e a manutenção de boas condições para renda e emprego, que devem ainda contribuir para o desempenho equilibrado e ascendente durante os próximos meses”, enumera Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.
De forma geral, a maior parte dos novos shoppings está sendo construída em cidades com até 500 mil habitantes. “Dentre os fatores que pesam para essa migração de investimentos estão, entre outros, a melhoria das condições econômicas e sociais da população brasileira e o menor custo de implantação”, explica Veiga.

Lifestyle do Sul de Minas

O Serra Sul Shopping, que a Prosperitas está construindo em Pouso Alegre (MG), terá 33 mil m² de área construída, onde estarão dispostos alguns ambientes diferenciados, ao conceito Lifestyle (estilo de vida), nos quais o vidro será usado na cobertura.

Além disso, o material também aparecerá na fachada do shopping, totalizando 2.040 m² de vidro no empreendimento, que deve ser entregue em março de 2013. As especificações do vidro são:
:: Na cobertura do Lifestyle: Laminado 6+6 mm, Sunguard Silver 32, verde;
:: Na esquadria de fachada: Laminado 5+5 mm, Cool Lite SKN, incolor.

Roberto dos Santos, engenheiro responsável pela obra elenca as razões pelas quais a construtora optou por usar o vidro no empreendimento: “Valorização do ambiente com utilização de material nobre privilegiando a iluminação natural, garantindo o conforto do usuário. Criamos um ambiente diferenciado de acordo com a proposta da área lifestyle”.

Serra Sul Shopping
O Serra Sul Shopping está sendo erguido em Pouso Alegre (MG), e terá 2.040 m² de vidro.
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