CONHEÇA AS PELÍCULAS ARQUITETÔNICAS DE ALTA PERFORMANCE

Produto barra até 65% do calor sem escurecer o ambiente interno

109723848

De modo geral, proprietários de vidraçarias conhecem pouco sobre películas arquitetônicas. Alguns estabelecimentos utilizam as mesmas películas tipo insulfilm, usadas para escurecer carros, como se fossem películas arquitetônicas de proteção solar. Outros defendem que, com películas, é possível instalar vidros temperados em coberturas ou guarda-corpos. O fato é que películas não são previstas nas normas técnicas da ABNT como reforço na resistência do vidro arquitetônico. Também existem diversos tipos de películas para várias aplicações, algumas altamente sofisticadas.

Desde o início do ano, o Brasil passou a ser um dos países a oferecer a solução da marca V-Kool — de películas de alta performance para fachadas. O lançamento foi feito pela Eastman Chemical Company que tem mais de 60 anos de experiência nessa área.

A linha V-Kool possui uma linha arquitetônica denominada iQUE que foi desenvolvida para atender as aplicações em vidro plano. Ela foi criada com a tecnologia XIR, conseguindo atuar na “seletividade do comprimento de onda”, além de oferecer dez anos de garantia.

ENTENDA A ONDA

Para compreender melhor o que é a “seletividade do comprimento da onda”, é preciso entender que essa onda se refere à radiação solar que atinge a Terra.

Essa radiação é composta por cerca de 2% a 3% de raios ultravioleta (UV), 55% de raios infravermelhos e de 42% a 43% de luz visível. Esses elementos da radiação correspondem cada um a uma gama de comprimento de onda.

Controlar a intensidade da radiação solar é importante para se obter a temperatura desejada no ambiente interno e aproveitar os benefícios dos raios solares, ao mesmo tempo em que se exerce o controle sobre seus efeitos indesejáveis.

SELETIVIDADE

A base da tecnologia XIR, de propriedade da Eastman, foi a transmissão da luz altamente visível, com calor reduzido do infravermelho não visível do espectro da radiação solar. Julio Macedo, gerente de películas da Eastman, explica que a tecnologia permite que se obtenha, em um mesmo produto, claridade ótica e controle solar avançado. “Os filmes da linha V-Kool possuem a melhor performance mundial na entrada da luz visível e rejeição das ondas de infravermelho, e entrega 99% de proteção UV. Isso é possível por causa da tecnologia XIR, um processo próprio de revestimento, desenvolvido no Vale do Silício — Califórnia, USA — e implementado em Dresden, Alemanha”, explica.

É bastante divulgado que os raios UV promovem o amarelamento dos objetos brancos e desbotamento de tecidos e pisos; mas pouco se diz que os raios infravermelhos também contribuem para isso. “Temos película capaz de rejeitar mais de 65% do total de energia que atinge o vidro”, ressalta Julio.

O gerente destaca que a maioria das aplicações de películas solares de alta performance acontece em retrofits, em edificações que já possuem vidros de alta performance. Julio conta: “Em um deles, apesar de já utilizar vidros insulados com Low-E, a película foi aplicada e obteve-se, no total, redução de 12% no consumo de energia em uma fachada com 9 mil metros quadrados. Com isso, é possível perceber que, em muitos casos, somente a economia de energia pode cobrir os custos de aplicação do produto.

PARA TRABALHAR COM O PRODUTO

Para trabalhar com as películas arquitetônicas de alta performance V-Kool, não basta querer ser um simples revendedor. A distribuição é feita por meio do Grupo Antares, sediado em Belo Horizonte, que elege suas parcerias. É necessário ter certa vivência em trabalhos de especificação. “Para fazer a indicação, é preciso analisar a edificação, o sombreamento e a utilização de persiana, para especificar o produto e proteger contra stress térmico”, comenta Julio.

Entretanto, a rede de instaladores de películas de alta performance V-Kool está em plena construção. A Eastman oferece treinamento e capacitação em instalação e até ferramentas de medição, que permitem que o consumidor tenha todas as informações necessárias para fechar a compra. T&V

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp