Corte de vidros com jato de água

Equipamento é capaz de cortar todo tipo de material, inclusive metais

A tecnologia do processo de corte com jato de água consiste em um nível avançado e exclusivo capaz de cortar quase todos os materiais, inclusive vidros comuns, laminados e até mesmo blindados com mais de 50 mm de espessura. A tecnologia de corte com jato de água é a mais versátil do mercado e tem uma relação custo-benefício muito interessante, dependendo de como é utilizado.

h1

Como funciona

Resumidamente, a água é pressurizada até 60.000 PSI e, em seguida, é forçada através de um orifício com diâmetro de 0,3 mm, atingindo de 3 a 4 vezes a velocidade do som (800 a 1000m/s). A máquina de corte com jato de água possui um controle numérico computadorizado (CNC) em português. Esta, processa o formato do corte com as informações recebidas do sistema CAD/CAM. O reduzido diâmetro do jato permite com que o desenho elaborado seja executado com o mínimo de desperdício do material, pois o diâmetro do jato é de aproximadamente 1 mm.

O jato de água corta por abrasão e desgaste. No caso do vidro, o corte é resultado da erosão/remoção de pequenas porções do material devido ao impacto das partículas abrasivas que são acrescentadas à água. O corte é perfeito e preciso, não sendo necessário acabamento adicional. O processo não origina distorções no material (mecânica e térmica).

A aparência do vidro cortado pelo sistema difere do corte comum e lapidação, por possuir um aspecto jateado nas bordas ao invés da lapidação com brilho do sistema convencional.

Corta tudo

Toda esta energia concentrada pode ser usada para cortar qualquer material, por isso a tecnologia de corte com jato de água é usada em quase todos os segmentos. Os materiais que podem ser cortados facilmente com uma faca ou estilete, como borracha, cortiça, carpete automotivo, EVA, juntas etc. podem ser cortados com água pura. Quando adicionamos um abrasivo, podemos cortar praticamente todos os materiais, incluindo aço inox, aço carbono, alumínio, titânio, cobre, bronze, ligas especiais, mármore, granito, vidros blindados etc.h2

Recurso jateamento

O mesmo equipamento permite também a realização de hidrojateamento, que pode ser utilizado para a preparação de superfícies, removendo tintas, concretos, borracha e deixando a superfície pronta para a aplicação do revestimento. No caso do vidro, o jateamento proporciona a opacação do local.

A tecnologia de corte com jato de água tornou-se, no mercado nacional, um processo muito utilizado em indústrias de equipamentos, indústria aeroespacial, militar, ferroviária, navios, automóveis, mecanismo de engenharia, indústria química, energia, arquitetura etc.

Diversificação

Uma das fornecedoras do equipamento é a Dardi, empresa fundada em 1996. “Recomendamos o equipamento para empresas de todos os portes que queiram ampliar sua área de atuação para outros materiais ou inovar, criando novos produtos como a junção de vidro e mármore, por exemplo, ou criando móveis sofisticados com vidros e outros materiais – ou até mesmo peças decorativas utilizando metais diversos e vidros”, afirma o engenheiro Marcos Ribeiro, sócio-diretor da Dardi. Segundo ele, o fornecimento de peças de reposição e assistência técnica especializada é garantido.

Investimento

O investimento no equipamento através da Dardi inicia-se em US$ 69.900,00 para a menor máquina. Somente a Dardi possui mais de 50 equipamentos instalados e funcionando no País.

Para mais informações acesse:
www.dardi.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp