49 Comentários

  1. Aloisio

    Um vidro de 06mm resiste a qual temperatura sem rachar

    Responder
    1. elmo

      A resistência à temperatura, no caso dos vidros temperados, não tem relação com a espessura. Os vidros resistem bem à temperatura, podendo ser utilizados até mesmo ao lado de chapas de lanchonetes, lareiras e churrasqueiras. No caso dessas duas últimas a única recomendação é que a brasa não entre em contato com o vidro, pois a diferença de temperatura entre as extremidades pode provocar a quebra.

      Responder
  2. Marcos Paulo

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER QUAL O VIDRO IDEAL PARA FAZER UMA BANCADA DE COZINHA ONDE IRA FUNCIONAR UM COOKTOP E UMA CUBA DE INOX.
    DESDE JÁ MEU MUITO OBRIGADO.

    Responder
    1. elmo

      O cooktop utiliza um vidro especial. Geralmente ele é fornecido na cor preta. Se quiser combinar as cores o ideal é a utilização de vidros pintados. Coverglass e Lakobel são algumas das marcas, mas existem outras. Vidros serigrafados ou laqueados também podem ser utilizados. Essa segunda versão é mais interessante porque os serigrafados são automaticamente temperados.

      Responder
  3. Jorge

    No domingo de carnaval 26/02/17, estava fazendo uma moqueca em uma panela de barro no meu cooktop de vidro na cor preta, depois de 20 minutos de cozimento o vidro explodiu, se eu colocar outro vidro pode acontecer de novo? e porque aconteceu ?

    Responder
    1. elmo

      isso não deveria ter acontecido. OS cooktops originais de fábrica devem ser produzidos de forma a evitar esses acidentes. Se você seguiu as recomendações do manual do fabricante sugiro que vocÊ entre em contato com o fabricante exigindo a reparação da peça e, em caso de negativa, procure um órgão de defesa do consumidor.

      Responder
  4. Geraldo m pedroso

    Boa noite…gostaria de revestir minha churrasqueira .a parte interna com vidro.preto.é possível.e onde posso encontrar…..desde já agradagradeço a atenção.

    Responder
    1. elmo

      Não é possível revesti-la internamente. O vidro, mesmo que temperado, não pode entrar em contato direto com a brasa.

      Responder
  5. Frederico Silva

    Olá, Boa noite!

    Um vidro não temperado suporta até qual temperatura? No caso pergunto por que gostaria de fazer um altar onde será ascendido vela sobre um pires.
    Há perigo do vidro não suportar a temperatura enquanto a vela queima sobre o pires?

    Responder
    1. admin7

      Não há perigo nesse caso. O vidro aguenta bem mais que o gotejar de uma vela.

      Responder
  6. Gustavo

    Olá, pretendo fazer um vaporizador com uma garrafa comum, dessas que vendem mel, porém gostaria de saber se o vidro aguentaria a temperatura da água em ebulição por muito tempo? Obrigado

    Responder
  7. Maciel Simon

    Parabéns pelas informações! Muito úteis e esclarecedoras. Vou aplicá-las e evitar esses erros.

    Responder
  8. Netto

    Quero fazer uma tampo / porta para meu fogão a lenha, já vi lareiras com essa mesma porta, sera que vai aguentar?

    Responder
    1. admin7

      O vidro temperado aguenta a altas temperaturas, mas não é recomendado que ele entre diretamente em contato com a brasa ou o fogo.

      Responder
  9. Aparecida

    Gostaria de saber se posso usar vidro temperado como tampa de uma churrasqueira de alvenaria, para que , retirado o grill, possa também usá-la como forno para assar pizza.

    Responder
    1. admin7

      O vidro temperado aguenta a altas temperaturas, mas não é recomendado que ele entre diretamente em contato com a brasa ou o fogo.

      Responder
  10. Aparecida

    Os vidros usados como portas para fornos são vidros temperados comuns?
    Qual é a temperatura máxima a que o vidro temperado pode ser submetido?

    Responder
  11. Delson

    Um vidro comum de 03mm resiste a quanto de temperatura?

    Responder
  12. Alexandre Souza

    qual a máxima temperatura que ele suporta? nas perguntas acima vi as respostas mas n vi a temperatura.

    Responder
    1. Elmo Pires

      O vidro temperado é capaz de resistir a temperatura de até 300 graus, desde que não seja uma aplicação concentrada em somente uma parte do vidro.

      Responder
  13. Alex Luna

    Bom dia, achei o site supoer interessante e esclarecedor, quero fazer uma salna toda em vidro, qual espessura e qual tipo de vidro devo usar, desde já obrigado pelas informações.

    Responder
    1. Elmo Pires

      Vidro temperado, espessura mínima de 8 mm.

      Responder
  14. Roni selio

    Boa noite
    O vidro temperado pode ser colado com cola UV fazendo um móvel com ele,por exemplo uma mesa de centro?

    Responder
    1. Elmo Pires

      Existe uma discussão sobre esse tema. A fornecedora de colas Good Goods diz que é possível sim, sem problemas.

      Responder
  15. Faedo junior

    Boa noite, gostaria de fazer uma lateral da churrasqueira de vidro, onde dividiria a churrasqueira e uma bifeira, seria possível?

    Responder
    1. Elmo Pires

      Sim, com vidro temperado e desde que esse vidro temperado não entre em contato direto com a brasa ou com a chapa quente.

      Responder
  16. Sergio Caselato Filho

    Bom Dia!! Gostaria de usar um vidro temperado de 8mm com uma manta de silicone de aquecimento em baixo deste vidro, fazendo sua temperatura chegar ao maximo de 120º isto e possivel com este vidro?

    Responder
    1. Elmo Pires

      Sim, perfeitamente possível. O Vidro temperado resiste a temperaturas superiores a 200 graus, principalmente se for feito de forma homogênea por todo o vidro, ou seja, que não seja concentrado em um dos lados do vidro.

      Responder
  17. ELENILDA GRAMISCELLI SALES

    Olá, gostaria de saber até quanto de temperatura um vidro nao temperado nas dimensões de 1,20 x ,25, de 8 mm, pode suportar. Fiz uma prateleira de vidro na minha cozinha e sobre ela coloquei alguns eletrodomésticos desligados, mas tenho grandes limitações de espaço, então coloquei uma panela de arroz um pouco abaixo, sem exercer qualquer força sobre o vidro, ou seja, em outra prateleira pequena. Gostaria de saber se posso deixar ela ligada enquanto cozinha o arroz. Cheguei a deixar um pouco, o vidro acima ficou cheio de vapor e esquentou um pouco exatamente no meio, então fiquei temerosa e tirei.

    Responder
  18. gustavo martins

    Bom dia,

    Estou projetando uma churrasqueira a gás e pretendo colocar uma porta de vidro frontal, o vidro temperado comum é uma boa opção de aplicação? O vidro de forno de fogão comum tem alguma têmpera especial para resistir a temperatura?
    Obrigado!

    Responder
  19. Cassia Santos

    Olá , é possível colocar vidro na lateral do coktop para receber panelas quentes, sobre uma bancada de porcelanato liquido?
    Se possível seria o vidro recomendado?

    Responder
  20. Nelson

    Posso colocar a cafeteira com café, sem problemas, na geladeira sem estourar o vidro?

    Responder
  21. fernando

    boa tarde
    vidro 5mm comum suporta temperatura de um forno caseiro?

    Responder
  22. ROSANGELIS ARAUJO

    bom dia gostaria de saber se o vidro comum pode ser utilizado em congeladores.

    obrigado no aguardo.

    Responder
  23. Marcio

    Bom dia . Quero fazer uma modificação na minha lareira pra aumentar eficiência . Pretendo fazer a parte interna com chapas de ferro fundido . Com saída de ar pelas laterais . Fazendo um funcionamento parecido com os calefatores . Mas preciso de uma porta de vidro .lendo as mensagens vi q não pode ser o vidro temperado . Então q tipo de vidro é usado nos calefatores ? Onde consigo esses vidros . Caso eu não consiga ainda assim não devo arriscar com o vidro temperado ? Obrigado

    Responder
  24. roberta.t.cordeiro@gmail.com

    Boa tarde!

    A alteração natural de temperatura ambiente pode ocasionar quebra espontânea?

    Responder
    1. Elmo Pires

      Não. Aliás, o vidro temperado é muito resistente a variações de temperatura. Ele é produzido a temperatura de 300 graus e suporta temperatura equivalente, por isso é utilizado como visor de caldeiras e para fechamento de lareiras e churrasqueiras. A única recomendação é que não entre em contato direto com a chapa ou com a brasa. E que não haja diferença muito grande de temperatura entre suas extremidades. Por exemplo, em uma ponta, 50 graus e, na outra, 2 ou 3 graus.

      Responder
  25. miriã

    precisaria de um vidro para aguentar de 350 a 400° qual é o recomendavel ?

    Responder
    1. Elmo Pires

      O único vidro que aguenta altas temperaturas é o vidro temperado. Mas é preciso evitar variações bruscas de temperaturas e variações de temperatura entre suas extremidades.

      Responder
  26. Anderson

    Boa noite! Quero fazer uma pista quente para buffet utilizando vidro temperado 8mm com fita termoelétrica de silicone em toda sua superfície chegando no máximo a 100°c, será que o vidro resiste ?

    Responder
    1. Elmo Pires

      Teoricamente o vidro temperado resiste a 100 graus sim, porque para ser temperado ele chega a 300 graus. Ainda teoricamente, o problema é que o vidro pode estourar se houver muita diferença de temperatura entre suas extremidades. Vidros para cooktops são termperados também, mas geralmente recebem um tratamento especial, que não é um segredo industrial não divulgado. Minha opinião pessoal é que vale à pena tentar e testar antes do produto ser exposto em algum evento. Se funcionar gostaríamos de ser informados.

      Responder
  27. Arlindo

    Estou prescisando colocar uma porta provisória em uma máquina de assar frango o vidro normal suporta o aquecimento?

    Responder
    1. Elmo Pires

      Não. O ideal é utilizar vidros temperados.

      Responder
  28. Wellington T. Alves

    Penso em fazer um reservatório com vidro temperado 4mm para ser utilizado dentro de um computador (sistema water cooler). A ideia seria um prisma hexagonal com capacidade aproximada de 1l. Não sei muito bem a que temperatura a água chegaria, creio que próximo a 100ºC. Seria possível? Como deve ser a soldagem das laterais para que não haja vazamento e que suporte altas temperaturas? Obrigado.

    Responder
    1. Elmo Pires

      Sim, o vidro temperado aguentaria essa temperatura. Mas a união dos vidros teria de ser feita com silicone que resiste a altas temperaturas. O mesmo que é utilizado em motores de carros. Acredito, porém, que não existe tal silicone transparente.

      Responder
  29. willians bragança

    Fiz uma churrasqueira de 3 lados de vidro e coifa de inox no primeiro churrasco 1 dos lados quebrou foi o que entao?

    Responder
    1. Elmo Pires

      O vidro era temperado? O vidro temperado resiste a altas temperaturas, pois é temperado a 300 graus. O que ele não resiste é a variação de temperatura entre suas bordas extremas. Portanto, o vidro não pode entrar em contato com a brasa ou com superfícies muito quentes somente em um de seus lados.

      Responder
  30. Leandro

    Boa Tarde,
    Pretendo fechar uma sacada, de 3,5 comprimento x 2,5 altura, sendo 1,10 vidro fixo – guarda-corpo – e 1,4 m com janelas com trilhos….qual espessura do vidro temperado preciso usar….8 ou 10 mm??? Tudo isso dividido em 4 partes – janelas.
    Leandro
    Santiago – RS –

    Responder
    1. Elmo Pires

      Procure a vidraçaria mais próxima de sua casa. Um bom profissional poderá te ajudar nessa questão.

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Tecnologia & Vidro
Rua Manuel Rodrigues, 47 | Taubaté/SP | 12040-811 | Brasil
Fones: (11) 3230-2370