Os melhores espelhos do Brasil

Fabricantes nacionais de float produzem espelhos utilizando a tecnologia de ponta cooper-free

a1

Os quatro grandes fabricantes nacionais de vidro float (AGC Brasil, Cebrace, Guardian e Vivix) têm investido na divulgação de suas marcas de espelhos no mercado nacional. a2Uma praça que atualmente consome quase um quilo (800 g) por habitante ao ano; porém, com grande potencial de crescimento que pode ser percebido pela presença cada vez maior do material em eventos de design, tanto de móveis quanto de ambientes.

Cada marca destaca as propriedades de seu espelho de maneira diferente – algumas apontando para o processo ecológico de produção que não agride o meio ambiente, outras para os vários anos oferecidos de garantia, e outras ainda para a origem com tradição de qualidade de um país europeu ou ainda para as camadas duplas de proteção que oferecem maior resistência.

A líder de mercado conquistou essa posição sendo pioneira em uma campanha de marketing extensa e milionária há alguns anos e, da qual, colhe resultados até hoje. Muitos clientes a3finais exigem a marca como uma grife. O fato é que as empresas utilizam tecnologia semelhante de produção: trata-se da tecnologia copper-free, que não utiliza cobre e reduz a utilização de chumbo durante o processo produtivo. Tal tecnologia é eficiente, não agride o meio ambiente e, além de tudo, utiliza menos prata que o processo anterior.

Qualidade Fundamental

a4

Perguntados pela revista Tecnologia & Vidro sobre tal processo semelhante de fabricação e sobre a importância das campanhas de marketing sobre esses produtos os representantes das empresas foram unânimes em afirmar que nenhuma campanha é bem-sucedida se o produto oferecido não corresponder às necessidades dos clientes. A percepção positiva do produto é, portanto, o fator mais importante. Compare nesta tabela as diferenças entre as marcas produzidas pelos fabricantes de float:

 

Dicas

Se no passado os espelhos tinham seu uso restrito ao banheiro e ao quarto, atualmente eles são aplicados das mais diversas formas, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos. “Por trazer amplitude, estética arrojada e elegância, os espelhos estão presentes de forma cada vez mais criativa e versátil em projetos de arquitetura de decoração”, explica Estefânia Oliveira, coordenadora de marketing da AGC.

Para Ana Granado, coordenadora de mercado da Cebrace, o espelho deixou há algum tempo de ter apenas um aspecto funcional na decoração, ele se tornou uma tendência para ampliar e sofisticar ambientes, muito mais que apenas refletir por meio de peças convencionais. “Presente em revestimento de paredes e móveis, e até em áreas externas, o espelho tem sido requisitado como um item indispensável na decoração. Além disso, as cores bronze e cinza têm se destacado em mostras em todo o País, provando que a estética ainda é um dos principais fatores de escolha do material”, explica.a10

André Ferraz, especialista de marketing da Guardian destaca que os espelhos são ideais para aplicação em ambientes internos como paredes decorativas, banheiros, portas de guarda-roupas, em revestimentos de móveis, tampos de mesa e prateleiras. Pode ser utilizado ainda para separar ambientes e disfarçar paredes ou pilares.

Já Viviane Moscoso, gerente de produtos da Vivix, lembra: “para revestimento de paredes os espelhos devem ser aplicados com colas adequadas ou através de instalação mecânica, porém sempre respeitando a Norma ABNT NBR 16198 Espelho de Prata – Benefi ciamento e Instalação”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp