Sistema de envidraçamento de sacadas mantém crescimento

“Cortina de vidro” oferece vantagens e teve seu início com um sistema finlandês

b1

O sistema de envidraçamento de sacadas que permite a abertura total do vão, conhecido em algumas regiões como “cortina de vidro” já se tornou carro-chefe de faturamento em muitas vidraçarias. O produto continua ganhando gosto popular e atualmente é fabricado em versões variadas por diversos fornecedores, como Alclean, Aluminikit, Barravento, Balcony Brasil, BBa, Landy Kits, HS, SKKits/Super 5 e Tec Vidro, que abordamos com mais detalhes em outra reportagem nesta mesma edição.

Para a aplicação da solução ser realizada de maneira segura e correta, é necessário obedecer a norma n.º 16.259/2014 da ABNT. Entre várias determinações, ela exige que haja um responsável técnico pela execução da obra. Esse profissional deverá elaborar o projeto, acompanhar o serviço e preencher o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) – um atestado emitido pelo órgão competente (CREA – Conselho Regional de Engenharia ou CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Origem

b2

A pioneira na comercialização dessa solução no Brasil foi a empresa paulistana Reiki, que trouxe a tecnologia finlandesa para o País e a adaptou para as condições brasileiras há 19 anos. A empresa continua atuando nesse ramo, mas não comercializa kits. Ela se mantém fiel à sua origem, oferecendo o produto por uma rede credenciada que atua no Brasil e também em outros países da América do Sul.

A Reiki divulgou, através de sua assessoria de imprensa, diversas vantagens que o sistema oferece, dando exemplos de aplicações inusitadas de seu produto; além de depoimentos de usuários da marca. Acompanhe.

Valorização da paisagem

Morar no litoral ou no interior, em residências com espaços em que as vistas valorizam a paisagem do entorno, pode fazer você se sentir dentro de um cartão-postal. Janelas e portas que utilizam sistema de envidraçamento que permite visibilidade e abertura total ajudam a compor o ambiente e a decoração, e podem valorizar a casa, apartamento ou até o escritório. Também podem possibilitar a ventilação e permitir que a iluminação natural entre no ambiente.

A arquiteta Carla Feitosa, especialista em construções que valorizam as vistas, explica que o papel de fechamento da sacada sem prejudicar a visibilidade externa é algo bastante valorizado nas construções modernas. “Nos empreendimentos de frente para o mar, por exemplo, sempre valorizamos a vista e o uso desse sistema de envidraçamento torna-se indispensável”, pontua. No edifício Sonhare, localizado em Itapema, no litoral de Santa Catarina, Carla o adotou para que os apartamentos se tornassem arejados, iluminados e bonitos por dentro e por fora.b3

O executivo Jedey Miranda, proprietário de um imóvel de frente para o mar do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), destaca a versatilidade do sistema de envidraçamento. Segundo ele, a instalação ampliou o aproveitamento dos espaços da casa. “Como tem um excelente sistema de vedação, mesmo com baixas temperaturas, conseguimos utilizar a casa com conforto”, destaca. Tudo isso, sem falar que o sistema ampliou a visibilidade da vista e facilitou a limpeza dos vidros.

De acordo com Waléria Baú, gerente da BBa – empresa licenciada no sistema de envidraçamento Reiki para o Sul do Brasil –,no momento da escolha de um imóvel, o fator “visão” é sempre pensado como um grande diferencial. “Ter possibilidade de vislumbrar da sacada ou janela um belo jardim, uma paisagem litorânea ou uma vista privilegiada da cidade é um descanso para os olhos, trazendo valor e acolhimento diferenciado para o imóvel. Nossos produtos aproximam o ambiente interno do externo através da transparência do vidro”, destaca.

Divisão de ambientes

O sistema é também amplamente utilizado em portas para divisão de ambientes. Nesta opção, os espaços ganham ainda mais em amplitude.Tal versatilidade foi para a cozinha. E não somente na cozinha do dia a dia, mas também no espaço gourmet.

O novo ambiente surgiu há alguns anos e tem se tornado o cantinho querido da casa e até de restaurantes. Novos empreendimentos imobiliários já contam com o ambiente na varanda, na cobertura ou mesmo dentro de casa. Para deixar o lar ou o restaurante mais aconchegante, segundo o arquiteto catarinense Ileon de Mello, sistemas de envidraçamento que permitem integração ao ambiente externo e mais iluminação natural podem contribuir para valorizar o espaço.

O arquiteto assina, por exemplo, o projeto do espaço gourmet do restaurante Sabores do Mar, na Avenida Atlântica;e a reforma da tradicional Macarronada Italiana, na Avenida Gastronômica;ambos em Balneário Camboriú, no Sul do Brasil. Em ambos os projetos, ele usou o sistema para valorizar a vista para o mar (no caso do restaurante da Avenida Atlântica) e para aproveitar melhor os diferentes espaços (no caso da Macarronada Italiana).

O mesmo aconteceu no Empórium Bocaiúva, tradicional delicatessen e espaço de happy hour situado de frente para a Rua Bocaiúva, em Florianópolis (SC). A arquiteta Gisela Andrade decidiu aplicar o sistema ao perceber que ele permitia a integração total dos ambientes, com ocupação mínima de espaço.

Sistema em lancha cabinada

b4No projeto de reforma da lancha da família, o funcionário público Giovani Nascimento apostou no uso do sistema da Reiki nas portas da embarcação como elemento de integração e de interação entre ambientes interno e externo.

A inspiração para esse uso inusitado veio das janelas do próprio apartamento, em Balneário Camboriú. Quando fazia uma reforma na embarcação, Giovani procurou identifi car o tipo de material que permitiria aumentar as áreas livres da lancha. O primeiro passo foi saber se a alteração não comprometeria a estrutura do barco. Com a garantia de que não haveria danos, ele adotou com sucesso tal instalação.

Giovani não chegou a contratar um arquiteto, mas contou com a assistência do fornecedor para implantar o sistema da forma como imaginava. O resultado foi excelente e o sistema se mostrou altamente favorável mesmo em condições adversas em alto-mar.

De acordo com o marinheiro do barco, Gilson Francisco dos Santos, em 21 anos de mar, esta é a primeira vez que viu a utilização do sistema de envidraçamento em uma embarcação. O novo componente facilitou todos os serviços a bordo, além de possibilitar navegar com as portas abertas ou fechadas, dependendo das condições.

Para mais informações sobre o sistema de fechamento de varandas e sacadas acesse:
www.vidros.inf.br/?s=fechamento

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp